A primeira associação de produtores e engarrafadores de vinho da região de Felgueiras, denominada Confraria do Vinho, já foi lançada e tem como objectivo divulgar o vinho da região dentro do país e no estrangeiro.
A cerimónia de apresentação decorreu no Mosteiro de Pombeiro, em Felgueiras, e integrou-se na Feira de Maio, acção de cariz popular que se realiza na cidade no primeiro fim-de-semana de Maio.
Aurélio de Carvalho, presidente da Cooperativa Agrícola de Felgueiras, informou que «estão a aderir à confraria os mais importantes produtores de vinho do concelho. É o caso dos Vinhos Borges e Miguel Abreu (ambos da Lixa), da Quinta de Maderne e da Quinta da Cela. E há também interesse de viticultores de fora da terra».
Citado pelo Jornal de Notícias, o responsável, no que diz respeito à cooperativa que representa, adiantou que, no ano passado, houve registo da existência de 1.086 viticultores fornecedores, que produziram quase sete milhões de quilos de uvas, convertidos em cerca de cinco milhões de vinho, no valor aproximado de quatro milhões de euros. |