Jaime Silva entronizado no centenário da Confraria dos Vinhos Verdes
Agroportal | 18-09-2008

A Região Demarcada dos Vinhos Verdes comemora os seus 100 anos de existência numa fase de excepcional crescimento. Só no ano passado, as vendas dos vinhos verdes aumentaram mais de 13 por cento, tendo sido comercializados mais de 65 milhões de litros.

Com cerca de 35 mil produtores e 30 mil hectares de vinha, a Região Demarcada dos Vinhos Verdes é uma das maiores regiões vinícolas da Europa que procura ganhar maior dimensão a nível associativo.
A Região Demarcada dos Vinhos Verdes espalha-se por 48 concelhos de Monção, Lima, Basto, Braga, Amarante e Penafiel.

O objectivo da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), é ganhar dimensão e chegar a uma grande distribuição nacional e apostar na exportação.

No ano em que se comemora o centenário da Região Demarcada dos Vinhos Verdes os números são positivos. Esta é a segunda maior região em termos de vendas no mercado nacional e a segunda maior nas exportações. Só em 2007 a região exportou para cerca de 100 países, com destaque para a Alemanha, Estados Unidos da América, França, Brasil, Canadá, Reino Unido e Angola.

Ao assinalar os seus 100 anos, a Região Demarcada dos Vinhos Verdes quer crescer ainda mais e aposta em acções junto dos consumidores. O programa das comemorações realça a realização de debates e conferências, lançamento de livros, e a criação de novas rotas de vinho.

O culminar dos festejos realiza-se hoje, dia 18, às 20 horas, com o jantar comemorativo dos 100 anos da Região Demarcada em que o Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, Jaime Silva, será entronizado pela Confraria dos Vinhos Verdes.
 
 
English