Durante o evento, que vai até amanhã, serárevelado o projecto do museu enoturístico de Santar.
A apresentação do projecto do museu do vinho do Dão, em Santar, âncora do enoturístico da Região Demarcada que comemora um século de existência, é uma das novidades da festa que decorre até amanhã em Nelas.
Os contornos e pormenores do projecto museológico, aguardados com expectativa pelos diferentes interlocutores ligados à vinha e ao vinho, serão revelados hoje, a partir das 18,30 horas, na antiga "Bogaria do Rei" em Santar.
O museu é uma das novidades da XVII Feira do Vinho do Dão que decorre até amanhã, na vila de Nelas, integrada nas comemorações em curso dos 100 anos da Região Demarcada do Dão (RDD).
A Câmara Municipal de Nelas (CMN), numa breve antecipação, considera que o futuro espaço museológico "servirá de âncora ao Dão" e irá "potenciar as capacidades enoturísticas de uma região que, este ano, assinala o centenário da demarcação enquanto zona vitivinícola de primeiro plano".
Também hoje, ao final da tarde, irá ocorrer a reabertura oficial do Paço dos Cunhas de Santar.
A XVII Festa do Vinho do Dão que começou ontem e decorre até amanhã, em Nelas, com o objectivo de promover um néctar reconhecido a nível nacional e internacional, conta na presente edição com um número vasto de actividades.
O programa contempla sessões de cozinha ao vivo com o chefe de cozinha Chakall.
O escanção Manuel Moreira, vice-campeão do mundo, orientará acções de formação para profissionais e provas com vinhos do Dão.
Por sua vez, o enólogo João Paulo Gouveia fará também a apresentação dos Cursos de Especialização Tecnológica em Viticultura e Enologia do Instituto Superior Politécnico de Viseu (ISPV).
A festa do vinho do Dão que este ano conta com a adesão de quatro dezenas de produtores da Região Demarcada, ficará ainda assinalada pelo lançamento de três publicações: 'Roteiro Arqueológico do Concelho de Nelas', 'Inventário do Arquivo Municipal de Nelas' e 'Nelas, Coração do Dão'. As obras possuem documentação sobre a ligação do município à Região Demarcada do Dão.
Num ano vinícola em que a região conta com vinhos de "alta qualidade", os produtores aderiram em número significativo ao evento promocional lançado, mais uma vez, pela Câmara Municipal de Nelas.
A festa está a decorrer, como sempre acontece, na praça do município, local onde a par dos stands dos vinhos os visitantes poderão encontrar vários produtos e objectos associados à vinicultura e à viticultura regional.
A par da gastronomia, haverá espectáculos de jazz, música tradicional portuguesa, , arruadas, exposições de automóveis e animação para os mais novos que se estenderá até à estância termal das Caldas da Felgueira.
Isaura Pedro, presidente da CMN, continua a apostar tudo num evento que promove o vinho, um dos produtos mais representativos do concelho, e também uma das suas principais fontes de rendimento. Lançado em 1991, o certame tem conquistado notoriedade. O que se reflecte no aumento de expositores que em 2007 chegaram aos 30 mil. |