Recordar a tradição das vindimas
A União | 26-08-2008

A apanha, o transporte, o pisar da uva e a prova do vinho são considerados momentos relevantes da Festa da Vinha e do Vinho dos Biscoitos, que decorre anualmente no Museu do Vinho da Casa Agrícola Brum, situado naquela freguesia.

O evento, já na décima sétima edição, pretende reunir a 5 e 6 de Setembro todos os interessados na cultura vitivinícola dos Biscoitos, bem como público em geral, para recordar as tradições das vindimas daquela localidade.

“A partida para a vinha vai ser no sábado, às 14h30, em carro de bois, junto com o grupo de folclore. A vindima será relativamente curta, porque a maioria das uvas estão já apanhadas. Depois, as uvas serão carregadas num balseiro, e, no regresso à adega, realiza-se o pisar das uvas, a abertura do lagar e a bênção do vinho”, menciona Moisés Mendes, responsável pela Festa organizada pela Fundação INATEL.

Ao fim da tarde, a partir das 17h00, tem lugar o jantar dos vindimadores confeccionado pelo Grupo de Baile da Canção Regional Terceirense, também responsável pela componente etnográfica e animação musical do evento.

“É um jantar típico das vindimas, com batatas com malagueta, cavala seca, chicharros com molho de cebolada, melancia, vinho de cheiro, servidos em pratos que serão colocados em cima das paredes”, revela o responsável, acrescentando que estará “aberto a toda a gente”.

No entender de Moisés Mendes, o Museu do Vinho é o lugar ideal para a realização do evento, dado ao retrato fiel que o cenário e o ambiente conferem à Festa com temática das vindimas. Sem esquecer, no entanto, a importância do Museu e da adega que, segundo o responsável pela organização, ainda se encontra em funcionamento.

Novas aprendizagens

Uma das fortes componentes da Festa da Vinha e do Vinho dos Biscoitos passa também pela divulgação de conhecimentos e partilha de ideias, que poderão ser ouvidos num colóquio, a cargo de Rute Dias Gregório, sobre “Pêro Anes do Canto”. Depois de a intervenção da professora do ensino superior, autora do livro “Terra e Fortuna: os primórdios da humanização da ilha Terceira (1450?-1550)”, irá seguir-se um Biscoito d’honra e animação musical.

O encontro, a ter lugar na sexta-feira, 5 de Setembro, tem início previsto para as 21h00, no Museu do Vinho.

“Na sexta-feira realiza-se sempre um fórum onde se pode discutir melhor a produção de vinho nos Biscoitos, quem lá vai poderá ouvir as diferentes opiniões”, considera.

Quanto à componente turística do evento, Moisés Mendes adianta que o possível movimento de turistas na Festa se rege por aqueles que passeiam pela ilha por ‘conta própria’.

“O turismo aqui tem tempo marcado para passar nos locais de interesse, pelo menos o que anda acompanhado por guias. Há pessoas que estão de férias por sua conta e que passam por lá. Houve anos em que a maioria das pessoas presentes eram americanos da Base das Lajes”, recorda.

Na edição de 2008 da Festa da Vinha e do Vinho dos Biscoitos a organização espera a participação de cerca de uma centena de pessoas.
 
 
English