Vinhos portugueses no maior evento da América Latina
Diário Digital | 03-05-2006

Os vinhos portugueses marcam presença na Expovinis, o maior evento do sector da América Latina, que decorre até quinta-feira, em São Paulo.

Os tradicionais produtores portugueses de vinhos estão reunidos no «Espaço Portugal» para assinalar os 250 anos da demarcação da região do Porto.
A décima edição da Expovinis, organizada pela Exponor Brasil, subsidiária do grupo Exponor - Feira Internacional do Porto, reúne este ano 250 expositores, numa área de 12 mil metros quadrados, num centro de exposição na Zona Oeste da cidade.
«Este ano esperamos 12 mil pessoas, entre apreciadores e profissionais do sector», disse o director da Exponor Brasil, Domingos Meirelles.
«As projecções para o mercado de vinhos no Brasil são extremamente positivas, uma vez que o produto ganha cada vez mais espaço entre os brasileiros, facto que torna o país num mercado de enorme potencial», salientou o executivo.
Domingos Meirelles salientou que o consumo brasileiro é de apenas 2,1 litros de vinho per capita/ano, número bem inferior à média europeia, que é de 50 litros de vinho per capita/ano.
A Expovinis reúne igualmente produtores de vinho do Brasil, África do Sul, Austrália, Nova Zelândia, Chile, Espanha, Argentina, Uruguai, França e Itália.
Entre os produtos apresentados estão os últimos lançamentos em adegas, acessórios e equipamentos para o serviço do vinho.
A 10ª edição do evento será assinalado este ano por um concurso de vinhos, o «Top Ten - Expovinis Brasil 2006», com a participação do jornalista inglês Stephen Brook, editor da revista inglesa Decanter.
Entre as marcas portuguesas presentes ao evento está a Almeida Garret que tem desenvolvido uma série de eventos de charme para promoção de suas marcas no mercado brasileiro.
«O consumidor brasileiro tem reconhecido a óptima relação entre o custo e o benefício apresentada pelas marcas portuguesas de vinho», disse à agência Lusa o administrador da Almeida Garret.
José Garret avançou que o Brasil já representa 15 por cento da facturação total do grupo e a projecção é de que esse percentual ascenda para 25 por cento até ao fim de 2007.
«O Brasil é hoje o mercado mais importante para nós fora da União Europeia, um mercado que demonstra ter um grande potencial de crescimento», salientou o administrador.
No ano passado, as importações brasileiras de vinho português aumentaram 23,19 por cento para 14,5 milhões de dólares, face a igual período de 2004.
Portugal superou a Itália e manteve-se como o terceiro maior exportador de vinhos para o mercado brasileiro em 2005, atrás apenas do Chile e da Argentina.
Paralelamente à Expovinis, decorrem as feiras Brasil Cachaça 2006 e a 6ª Epicure - Feira Sul-Americana do Tabaco e do Presente Fino, ambas organizadas também pela Exponor.
No Brasil desde 1999, a Exponor Brasil organiza actualmente oito feiras, maioritariamente em São Paulo, numa área total de exposição de 78.300 metros quadrados.
A Exponor Brasil organiza feiras nos sectores de móveis, estofados, cortinas, cama, mesa, banho, jóias, equipamentos para padarias, limpeza pública e resíduos sólidos.
 
 
English