Melhor vinho do Algarve vai ser escolhido na Fatacil
Barlavento On-line | 22-08-2008

Uma prova cega com um júri de gabarito, actuando segundo as regras europeias, vai escolher, pela primeira vez, o melhor vinho produzido no Algarve, no âmbito da Fatacil, que abre hoje as suas portas em Lagoa.

O Concurso «O Melhor Vinho do Algarve», marcado para dia 29, às 15 horas, será o ponto alto das actividades do sector agro-pecuário da edição deste ano da Fatacil.

Joaquim Castelão Rodrigues, director regional de Agricultura e Pescas, explicou ao «barlavento» que este concurso, promovido em conjunto com a ViniPortugal, vai seguir as regras e normas europeias para este tipo de certames, «com provas cegas e um júri indicado pela ViniPortugal».

Em paralelo, vai também decorrer um colóquio sobre «A Vinha e o Vinho», marcado para as 10 horas. Ambas as iniciativas decorrem no auditório do Convento de S. José, em Lagoa.

Temas como a promoção internacional do vinho português, a criação das rotas do vinhos estarão em cima da mesa no colóquio, segundo revelou o director regional de Agricultura. Um dos oradores será mesmo o presidente do Instituto da Vinha e do Vinho.

Castelão Rodrigues acrescentou que as adegas cooperativas de Lagoa e de Lagos irão aproveitar a ocasião para apresentar o projecto da futura adega conjunta, uma nova estrutura que deverá ser construída nos terrenos do antigo Posto Agrário de Lagoa, a curta distância desta cidade, tal como o «barlavento» já noticiou em primeira mão.

O projecto, que irá conferir nova dimensão e melhor operacionalidade à futura única adega cooperativa do Algarve, está a correr bem.

Segundo Castelão Rodrigues, «o ministro da Agricultura já concordou com a proposta da direcção regional, que foi discutida com as adegas», para a instalação da nova estrutura nos terrenos pertencentes ao Estado, onde até há alguns anos funcionou o Posto de Experimentação Agrária, já desactivado.

«Agora o processo está ao nível do Ministério das Finanças», instituição sob cuja tutela está todo o património estatal.

«Este ano, na Fatacil, como grande montra do que de melhor se faz no Algarve, vamos dar grande ênfase ao sector dos vinhos», concluiu o director regional de Agricultura.
 
 
English