Deseja mais informação? Siga estes links.
Constituição Ciclo Vegetativo Porta-enxertos
161-49 Couderc (161-49 C)
Origem Riparia x Berlandieri
Extremidade Ramo Jovem Semi-aberta com fraca densidade de pêlos prostrados. Pigmentação antociânica fraca na orla.
Folha jovem Verde. Página inferior da quarta folha expandida com forte densidade de pêlos erectos. Pigmentação antociânica das seis primeiras folhas nula.
Pâmpano Fraca densidade de pêlos erectos. Nós vermelho-arroxeados e entre-nós vermelhos na face dorsal e verdes na face ventral. Gomos sem pigmentação antociânica.
Gavinhas Compridas. Distribuição regular descontínua com fórmula 02
Flor Fisiologicamente feminina.
Folha adulta Cuneiforme, média e inteira. Verde médio apresentando as nervuras principais fraca pigmentação antociânica. Limbo plano com fraco empolamento e ondulação generalizada. Dentes médios e rectilíneos. Seio peciolar aberto por vezes com o fundo limitado pela nervura principal. Página superior com pêlos erectos sobre as nervuras. Página inferior com média densidade de pêlos erectos entre as nervuras e forte densidade sobre as nervuras. Pecíolo com forte densidade de pêlos erectos.
Circular, liso e castanho escuro com fraca densidade de pêlos erectos.
Características O 161-49 C é um porta-enxerto de vigor fraco a médio proporcionando uma frutificação regular da casta e um avanço na maturação das uvas. É um bom produtor de madeira e a sua resposta ao enraizamento é média. A sua resposta à enxertia no local é boa, contudo a enxertia na mão normalmente não apresenta bons resultados. É muito resistente ao calcário, suportando até 25% de calcário activo sem sintomas de clorose. Em relação aos nemátodos do género Meloidogynae demonstra resistência insuficiente. Este porta-enxerto suporta bem a humidade e a sua resistência à seca é razoável. Está indicado apenas para os solos calcários e argilosos permeáveis e não para os solos argilosos compactos.
Voltar
 
English