Deseja mais informação? Siga estes links.
Constituição Ciclo Vegetativo Porta-enxertos
420 A Millardet et de Grasset (420 A)
Origem Berlandieri x Riparia, da colecção de Grasset seleccionado por Millardet.
Extremidade Ramo Jovem Semi-aberta com fraca densidade de pêlos prostrados. Pigmentação antociânica fraca na orla.
Folha jovem Verde com reflexos bronzeados. Página inferior da quarta folha expandida com fraca densidade de pêlos erectos. Pigmentação antociânica das seis primeiras folhas com média intensidade.
Pâmpano Nós vermelhos, até à extremidade, e entre-nós vermelhos na face dorsal e estriados de vermelho na face ventral. Gomos sem pigmentação antociânica.
Gavinhas Curtas. Distribuição regular descontínua com fórmula 02.
Flor Masculina.
Folha adulta Cuneiforme, grande e inteira, apresentando as folhas da base recortadas (sub-quinquelobadas). Verde escuro brilhante apresentando fraca pigmentação antociânica nas nervuras principais. Limbo involuto com fraco empolamento. Dentes largos, curtos e convexos. Seio peciolar aberto em U. Página superior com pêlos erectos sobre as nervuras. Página inferior com fraca densidade de pêlos erectos. Pecíolo com média densidade de pêlos erectos.
Circular, costado estriado, castanho amarelado com reflexos prateados.
Características O porta-enxerto 420 A é conhecido por ser pouco vigoroso e estar sujeito a um esgotamento precoce, por causa da frutificação intensa característica nos primeiros anos. Este porta-enxerto é adequado na produção de vinhos de qualidade e uva de mesa. Apresenta bons resultados na produção de madeira, apesar de possuir varas finas e com ramificações muito desenvolvidas. A resposta ao enraizamento é normalmente fraca. A enxertia no local obtém bons resultados, apesar do seu desenvolvimento inicial ser um pouco lento. Habitualmente a enxertia na mão é fraca. A resistência ao calcário activo é de 20%. O 420 A é indicado para solos frescos e férteis. É razoavelmente resistente à seca e suporta bem a humidade.
Voltar
 
English