Deseja mais informação? Siga estes links.
Constituição Ciclo Vegetativo Porta-enxertos
3309 Couderc (3309 C)
Origem Riparia tomentosa x Rupestris Martin
Extremidade Ramo Jovem Fechada com fraca densidade de pêlos erectos. Pigmentação antociânica média e generalizada.
Folha jovem Acobreada. Página inferior da quarta folha expandida com fraca densidade de pêlos erectos. Pigmentação antociânica das seis primeiras folhas com média intensidade.
Pâmpano Nós e entre-nós vermelhos na face dorsal e com estrias vermelhas na face ventral. Gomos com fraca pigmentação antociânica.
Gavinhas Curtas. Distribuição regular descontínua com fórmula 02.
Flor Masculina. Apresentando aroma característico.
Folha adulta Cuneiforme, pequena, inteira. Verde médio apresentando nas nervuras principais pigmentação antociânica fraca. Limbo em goteira e sem empolamento. Dentes médios e convexos. Seio peciolar aberto em U, apresentando as folhas jovens o seio peciolar em V com os bordos convexos. Página superior com pêlos erectos sobre as nervuras principais. Página inferior com fraca densidade de pêlos erectos. Pecíolo com fraca densidade de pêlos erectos.
Circular, liso e castanho avermelhado.
Características O 3309 C caracteriza-se por ser um porta-enxerto de vigor médio e por não atrasar o ciclo da casta enxertada. É considerado um produtor de madeira médio e a sua resposta ao enraizamento é boa. Apresenta bons resultados na enxertia no local e na mão. Suporta apenas cerca de 11% de calcário activo e possui sensibilidade ao cloreto de sódio (não tolera mais do que 0,3 g NaCl/Kg de terra). É sensível aos nemátodos do género Meloidogynae e à filoxera galícola (origina-lhe galhas nas folhas). É um porta-enxerto muito sensível à seca, especialmente em zonas de clima mediterrânico e sujeitas à influência dos ventos quentes do Norte de África. Sendo assim, a sua utilização é aconselhada em solos frescos e férteis.
Voltar
 
English