Deseja mais informação? Siga estes links.
O “descobrimento” dos vinhos na China
Rui Pereira | Diário Económico | 07-11-2006
Pág. 1 | 2 1 2

A qualidade dos vinhos portugueses já não é um segredo exclusivo deste cantinho à beira-mar plantado, mas tarda em chegar ao conhecimento do Império do Meio.

Em praticamente todos os contactos que mantenho com entidades oficiais chinesas, a pergunta é recorrente: “Portugal produz excelentes vinhos, porque não exporta mais para a China?”

De facto, a qualidade dos vinhos portugueses já não é um segredo exclusivo deste cantinho à beira-mar plantado, mas tarda em chegar ao conhecimento do Império do Meio.

De há uns anos a esta parte, os nossos vinhos têm marcado presença habitual nos anuários de revistas de referência como a Wine Spectator e a Wine and Spirits. Recentemente, esta última elegeu 5 produtores de vinho portugueses entre os 100 melhores de 2006.

Em média, Portugal produz anualmente 6,5 milhões de hectolitros de vinho, registando um consumo por pessoa de 45 litros/ano, muito superior ao da China, que ainda não vai além de 0,5 litros/ano. O potencial de crescimento neste país é, no entanto, enorme, ao contrário de Portugal, cujo mercado nacional já se encontra completamente saturado, absorvendo 70% do vinho produzido.

Torna-se, assim, imperioso apostar mais decididamente na exportação, tanto para mercados maduros como para mercados emergentes de elevado potencial.

Não obstante a degustação de vinho ser um fenómeno relativamente recente na China, o país é já o maior mercado de consumo na Ásia em termos de volume, com um total de 520 milhões de garrafas em 2004, segundo um estudo da International Wine and Spirit Record.


Neste estudo, prevê-se que, num horizonte temporal de 10 anos (1999 - 2009), o mercado chinês venha a crescer cerca de 78%. Aspectos como (I) uma classe média de cerca de 200 milhões de pessoas, com clara tendência de crescimento nos próximos anos, (II) a descida progressiva das tarifas de importação sobre o vinho, na sequência da adesão da China à OMC, e (III) a promoção pública das virtudes do consumo de vinho tinto, ajudam a explicar este crescimento e servem para alimentar as expectativas de produtores de vinho em todo o mundo.

Entre os vinhos estrangeiros mais vendidos na China, a França e o Novo Mundo (Austrália, Chile, EUA, entre outros) são as potências dominantes, com os vinhos portugueses a registarem apenas 2% da quota do mercado de vinhos importados, ou seja, 0,1% do mercado total.

Os vinhos portugueses sofrem de um problema comum a praticamente todos os produtos portugueses na China, a quase total ausência de imagem e de conhecimento dos chineses sobre Portugal. Ou seja, as empresas portuguesas de vinhos que queiram apostar decididamente neste mercado, terão de fazer um grande esforço de promoção e ‘marketing’ junto do consumidor chinês, inserido numa abordagem de longo prazo.

 
Pág. 1 | 2 1 2
 
Escreva um comentário
3 comentário(s). Pág. 1|1 1  
2014-07-27 17:17:00
zr5dGXJar
Utilizador: SLzcUNiNt
 
O "tatarila" perdeu o siso - e ainda agora comee7ou.c9 da esolca do Gica das Fotocopias~, ne3o de3o ponta sem nf3, nas tangas.No carde1pio, vem escrito que e9 Economista - quem sabe um pouco do curso da Economia - vea-se logo, que o tatarila fez um curso semelhante ao Relvas - ambos, tem muita le1bia e pouca inteligencia, a ne3o ser para a mentira.Economista, diz o rapazola no carde1pioValha-me Deus - estamos entregue a Santanaz.O recriador do trabalho e0 jorna, por interesse da sua empresa, ou das suas.Essa, que e9 essaNe3o leio nem vejo a CS portuguesa, me3o quero ficar estupido da todo, perservo a pouca inteligencia que ainda tenho.Com o grau de probalidade em 95% em como tatarila ne3o e9 economista - -a hipotese cai dentro do parametro de aceitae7e3o.Le1 estou eu a divagar, isso diz-te respeito, meu?Manda os rapazolas e0s malvasPirue7as
 
2014-07-25 23:13:00
coGVewrQKhon
Utilizador: BBaHPQnZyPW3
 
Como e9 natural ne3o posso ir de fe9rias .. enaqunto o Tua e a nossa terra estiver em riscoQuanto a este desabafo , apf3s almoe7o , de quem cascareja te3o bem ,sf3 posso dizer que este e9 o homenzinho que este1 sempre no lugar certo e0 hora certa.. para ne3o perder a oportunidade... ao contre1rio dos desgrae7ados dos trabalhadores da barragem que sf3 morrem porque este3o no lugar errado http://mucekaxrkia.com [url=http://ufhiumdytyi.com]ufhiumdytyi[/url] [link=http://bifuyyipvll.com]bifuyyipvll[/link]
 
2014-07-24 10:30:00
LN32NZVC
Utilizador: BkOHe6xBEboX
 
Agora falam todos muito para povo ouvir.He1 eleie7oes para o ano. Fazer de conta, pois foi com este presidente de Ce2mara e todos os otorus que os governantes de lisboa sempre negociaram as medidas ruinosas com que team destrueddo o interior. Que lhes importa a eles? Desde que consigam o seu lugarzinho com as mordomias que tinham enquanto presidentes...vendem o seu prf3prio POvo, sem o qual nunca teriam acedido ao poder.A partir daed,e9 sf3 somar curredculo que ate9 ficam doutores sem precisarem de estudar.
 
 
 
Nome: E-mail
Título do comentário
Comentário
Código de segurança:
 
English