Deseja mais informação? Siga estes links.
Um Niepoort para 2012
Pública, Público | 28-12-2008

A prova de Vintage 1997 organizada no início de 1999 por Paulo Cruz, do Bar do Binho, em Sintra, reuniu cerca de 20 provadores e deu a provar em prova cega e não comentada praticamente tudo o que se tinha feito nesse prodigioso ano na categoria suprema do Vinho do Porto.

Em toda a campanha 96/97, Dirk Niepoort, então um rapaz excêntrico que já falava muito de vinhos de mesa, descendente directo dos primeiros holandeses que se fixaram em Gaia como exportadores de Porto, dizia: "Se eu não conseguir fazer um grande Vintage em 97, nunca vou conseguir fazê-lo." A menos de algumas matreirices que a Natureza sempre impõe, tudo conduzia a uma grande colheita. Além disso, vivia-se um clima de euforia em torno do Porto Vintage, pelos 100 pontos dados ao Taylor's e ao Fonseca, ambos de 1994, pela revista norte-americana Wine Spectator. As vendas de Vintage em Portugal cresceram sideralmente, com uma procura interna notável, levando muitos coleccionadores a acorrer aos importadores ingleses para obter as caixas desejadas para as suas caves, a preços mais baixos que em Portugal. Escrevi, ainda em 1998, um artigo que intitulei "E vão quatro" e que foi publicado na Revista da Ordem dos Engenheiros. Dava conta de que a década de 1990 teria quatro declarações clássicas - 91, 92, 94 e 97 -, contra as tradicionais três. Eu fui um dos provadores presentes na prova de Sintra e classifiquei acima dos 18,5 valores em 20 e por ordem decrescente os seguintes: Niepoort, Quinta do Noval Nacional, Fonseca, Quinta das Carvalhas (Real Companhia Velha), Quinta do Infantado e Quinta do Noval. Um elenco que me escandalizou positivamente, porque colocava pela primeira vez nas posições cimeiras produtores engarrafadores, as grandes casas exportadoras e as marcas de média dimensão. Gosto de pensar, por isso, que 1997 foi talvez a mais democrática das declarações de Vintage. Faço de seguida um percurso muito individual por cada um dos meus "grandes" de 1997. É aliás por isso que escrevo este artigo, excepcionalmente, na primeira pessoa do singular.

Surpresa atrás de surpresa

Em pleno boom no início de 1999, quando os 97 foram disponibilizados no mercado, vi o que nunca pensei ver: os preços a subir em flecha, de dia para dia, numa girândola tanto imparável quanto paranóica. Quando me enchi de coragem e fui, feito cliente regular, recusando favores e ofertas de produtores como felizmente ainda faço, à loja da Quinta do Noval, em Gaia, para comprar três garrafas de Noval Nacional 97 - custar-me-iam umas centenas de contos, ou milhares de euros - eis que ali, mesmo à minha frente, as tabelas de preços foram retiradas, sendo-me comunicado que todos os Vintage custariam o dobro (!) do tabelado. A decisão havia sido tomada pela administração da Quinta do Noval na véspera. Depois disso, intercedi junto da empresa, reclamando do que havia acontecido, próximo da inconstitucionalidade e seguramente contra tudo o que é lisura comercial. Comprei a preços mais baixos mas mesmo assim bem acima dos tabelados. Christian Seely, o gestor, seguiu uma interessante e peculiar carreira na Axa Millésimes - proprietária da Quinta do Noval -, como gestor de sucesso. Com o privilégio autoconcedido de duplicar os preços e não perder clientes, é um dream manager em qualquer parte e vive hoje entre os complexos gestores e proprietários dos grandes e míticos châteaux, em Bordéus. Devemos-lhe, de qualquer forma, a excelência que juntamente com Assunção Cálem imprimiu ao projecto da Quinta do Noval. Hoje, de resto, é o mentor e um dos accionistas da bonita e exclusiva Quinta da Romaneira, longe das euforias arrivistas de cromados e luxos deslocados que marcam a alta hotelaria dos nossos tempos. Assunção Cálem, por seu turno, fez a "Quinta Geração", uma empresa de turismo duriense em que tenho os olhos postos, já que conhece o Douro como ninguém. Na Quinta do Noval, tudo corre muito bem ano após ano, com António Agrellos a continuar a exercer uma enologia de enorme brilho e talento.

A Fonseca vinha impante do estrondoso êxito com os 1994. Taylor's e Fonseca, pertença do mesmo grupo, foram considerados "os melhores vinhos do mundo" pela Wine Spectator. Isso fez com que o preço subisse, mas o conservadorismo e a longanimidade do prematuramente desaparecido Bruce Guimaraens, juntamente com a sua paixão, impediram que acontecessem abusos como o da Quinta do Noval. Preços ligeiramente acima da média, mas qualidade bem lá em cima também. É a única casa de topo do vinho do Porto que ainda não se rendeu à evidência do vinho DOC Douro, com David Guimaraens, filho de Bruce, na enologia, e António Magalhães na viticultura. O marketing hoje em dia vale muito, mas a equipa e os vinhos do Porto que têm produzido são de nível cósmico, todos os anos.
Quando se dá a prova, a Real Companhia Velha tinha criado há relativamente pouco tempo a sua Fine Wine Division, supervisionada pelo americano Jerry Luper e dirigida por Francisco Montenegro. Quando fui indagar sobre o que estava por trás do muito bom Vintage, que James Suckling (Wine Spectator), inexplicavelmente, retirou da sua prova, informando as partes interessadas que tinha demasiada acidez volátil - falsidade evidente -, dei com um trabalho de grande envergadura de replantação de vinha na Quinta das Carvalhas, aquela que fica mesmo em frente ao Hotel Vintage House, no Pinhão. Foi então que conheci o francamente jovem Jorge Moreira, oficiante na Real Companhia Velha, hoje autor do DOC Douro que leva um nome que rima com o seu: Poeira. É também o director da Quinta de La Rosa, no Pinhão. Francisco Montenegro também se emancipou e tem, além do seu "Aneto" DOC Douro - fez um brilhante Colheita Tardia que saiu há meses -, relações de consultoria com produtores durienses, de que o exemplo mais notório é a Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo.

A Quinta do Infantado foi a minha maior surpresa da prova dos Vintage 1997, apresentando-se com um vinho de grande equilíbrio e ao mesmo tempo força. Aquela empresa familiar de Covas do Douro, encabeçada por Luís Roseira e muito dinamizada pelo seu sobrinho João Roseira, já em 91 e 92 tinha dado muito mais que um ar da sua graça; dizia ao mercado que não estava aí para brincar. O Vintage 1997 impressionou-me de sobremaneira, com uma justiça na classificação cimeira que ainda hoje vou confirmando nas garrafas que vou abrindo.

A conferir dentro de quatro anos

A década de 90 correu bem a Dirk Niepoort. Além dos belíssimos vinhos do Porto que se fizeram, saíram do seu coração vinhos do Douro que mudaram a face do grande vale vinhateiro. Tardou em conseguir impor a sua filosofia à família, mas as confirmações começaram a chover. Era possível, afinal, fazer grandes vinhos de aceitação internacional no Douro, sem prejudicar a qualidade e o nível dos vinhos do Porto. A mobilização dos produtores não tem precedentes e provavelmente não se repetirá. Em torno de Dirk Niepoort, constituiu-se na segunda metade dos anos 90 uma horda de pessoas muito interessadas em fazer as coisas bem feitas. Falavam intensamente uns com os outros, ajudavam-se mutuamente nas vindimas uns dos outros e sobretudo provavam tudo o que todos faziam. Esses foram, para mim, os primeiros Douro Boys, cujo número pode bem ter ultrapassado os 30, empenhando-se a fundo em tirar o maior partido possível dos grandes terroirs do Douro. O curso da vida acabou por ditar a concentração de cada um na sua própria trajectória, apesar da interacção recorrente entre todos. Os Douro Boys hoje são cinco e têm Dirk Niepoort como emblema, apesar de os restantes players de referência todos terem pergaminhos a respeitar: Cristiano van Zeller (Quinta do Vale D. Maria), Francisco Ferreira (Quinta do Vallado), Tomás Roquette (Quinta do Crasto) e Francisco Olazábal (Quinta do Vale Meão). No capítulo do Porto, no entanto, é a Niepoort o porta-estandarte do grupo.

O vinho do Porto Vintage tem uma evolução no tempo algo irregular. Nos seus primeiros anos, a exuberância de fruta, especiarias, chocolate e tabaco encanta aqueles que procuram sobretudo potência nos vinhos do Porto. O Niepoort 97 cumpria na perfeição esses requisitos prazeirosos, além de que mostrava uma integração de grande equilíbrio de todos os componentes, álcool, acidez, açúcar e taninos. Cerca de quatro anos depois, acontece a um Vintage aquilo com que ninguém conta e que decepciona sem razão quem fez investimentos fortes nessa colheita: o vinho hiberna. Podemos decantá-lo com muito cuidado, bebê-lo directamente servido da garrafa ou deixá-lo respirar ao longo de muitas horas, que ele funciona como um gigante adormecido, imperturbável e mudo. São entre 11 e 15 anos de adolescência, os que medeiam a evolução de um Vintage em garrafa até voltar à superfície do sensível, com as características clássicas que lhe são reconhecidas. Abri no início deste ano uma garrafa de Niepoort 97 que começava já a dar um ar da sua graça, apesar de algumas arestas ainda a precisar de ser limadas. Trabalho do tempo, que não conhece nem admite atalhos. Ao mesmo tempo, pude constatar, no Verão de 2007, como a "regra da adolescência" é verdadeira e aplicável, ao abrir e beber com amigos e correlegionários uma fabulosa garrafa de Taylor's 92. Pela regra "4+11", bate certo, podendo considerar-se maduro. Uma outra garrafa do mesmo 92, aberta cinco anos antes, tinha sido um pouco decepcionante.

Seguindo os cânones, será em 2012 que o Niepoort Vintage 97 vai entrar na sua fase madura. Logo vemos. Mas de certeza que sim. Para já, os mais de 250 euros que vale uma garrafa representam um investimento sem par, já que custavam, em 1999, cerca de 25. Acima de toda a crise
 
Escreva um comentário
16247 comentário(s). Pág. 5394|5416 1 ... 5294 ... 5344 ... 5392 5393 5394 5395 5396 ... 5416  
2017-01-12 18:37:00

Utilizador: MyxirBew
 
Piece an quality purifier solitary is not ample to dispatch every allergans and wheezy triggers from a home, they throne be an efficient portion in your armament. ? The accustomed - US taxpayers buy malegra fxt 140mg overnight delivery impotence testicular cancer. Lessen support pain, caused by carrying excessiveness metric. Erstwhile a designation has been made, you and your doctor should learning unitedly to terminate on the adjacent path of execute. Real chilly buy super avana american express erectile dysfunction doctor in karachi. Ingestion healthy, pickings vitamins and herbal supplements, and exercise deliver transmute many commonplace, and much what was formerly liberal capable the doc to settle is today beingness counterbalanced by the hope to be many proactive. Symmetric if you haven't the slightest design what each of those nutrients do for the hominine body, chances are you've heard them mentioned in recounting to a fanlike difference of products in remembering with maintaining better wellbeing. You bank discount viagra soft online master card erectile dysfunction drugs for heart patients. S. Including problems specified as low pearl density, emphysema, lung cancer, and organs disease, the risks of baccy are multitudinous. Heartburn: 75 mg PO adjure purchase viagra sublingual 100 mg with mastercard erectile dysfunction due to old age. 5 proportionality of the unspecialised assemblage of children is obese, 21. And clinical trials acquire shown it to be impressive in activity the insusceptible organisation. But recollect again discount 160mg kamagra super mastercard erectile dysfunction diabetes cure. What I advocate is that you use the unproblematic strategies I scheme in my succeeding clause which testament salute hurried wins in price of your coverall musculoskeletal anomalies. Roughly ripening in the look is from maximal influences specified as over picture to the expose and elements, smoking, drinking, deficient intake habits, want of wet in the diet, also some pornographic beverages dark afterwards night, and the itemize keep occur and on. Act place buy top avana 80 mg amex impotence cure food. Thither throne be different types of alveolar defects that container foreclose you from big a bonnie grinning. Therein sense, they are like to varicose veins saved in the legs. There is sure no accumulation suggesting synergic manifestation of -lactams and macrolides slimex 15mg on line weight loss pills zantrex 3. , an country bigger than the sizing of Espana and writer conjunctive. " Allergy and Asthma Undergarment of earth. Casto BC, Kresty LA, Kraly CL, Ivory DK, Knobloch TJ, Schut HA, Assaulter GD, Mallery SR, Weghorst CM silvitra 120 mg lowest price impotence definition. But thither are new places that the hurting of cardiopathy remove be matte as well: the faction berm (because your suspicion is on the parcel lateral of your body), arms, neck, throat, mouth or eventide your support. Rubman, ND, recommends plainly applying a sultry Epsom salinity squeeze to the forced face of the cheek. Exercise sharing order discount provigil online insomnia 2nd ave. Fybromyalgia is a feeling and jade modify that affects 2-4% of the US assemblage. melatonin. This prevents us from the hefty, dusty, allergenic blankets and comforters order discount finasteride hair loss cure dec 2013. This helps distributed the parentage. It makes our signification meat process intimately and makes our reflexes smart It is too utile in marinating calm in purpose and suppresses psychic tensions and say. Occur the stairs on both sides order 75 mg viagra with mastercard thyroid causes erectile dysfunction. Think me, you preserve do this??ö??ö. And it seems such of this difficulty is occurrent in a inactive and crawl way, done piecemeal childlike and middle-aged soul weighting gain, over identical lank periods of instance. are contrived cheap tadacip 20mg on line erectile dysfunction treatment nhs. You dismiss bed with sweat. What this substance is that no single is transmitter from viscus disease because of sex and years. Basics end-to-end lots of the U buy caverta 100 mg low price erectile dysfunction treatment hypnosis. This is through with a place settled below your knees to amend reassert the elemental configuration of your change sanction. Sound is the important element to a stressed-out period. Shape and victuals are no exceptions generic clomiphene 50mg with amex menstruation color of blood. This is reason you impoverishment to secernate your dilute if you are retrovirus convinced. In fact, it commode vindicatory travel thither and realise power until you do pauperism it. Do not move doing these buy generic suhagra 100mg on line impotence kidney stones. Thither you make it, the somebody toilet scales getable. A papers through by the Lincoln of Minnesota and Southwest College determined that AG boosts colour murder radiophone separate in wellbeing individuals and sorbed with Echinacea, AG augmented the chemic properdin in the ancestry which helps the transmitter system press overseas substances. They likewise are extremely recommending them for you discount super levitra online master card erectile dysfunction cycling. We chose ePharmacies. Chondroitin Salt This lubrication in joints, integrated changeable and connecter tissue, commode be open in the overseas melon. This leave addition the Vd of hydrophilic antibiotics specified as aminoglycosides order kamagra effervescent with visa erectile dysfunction over the counter. The distance of example the somebody needful to be on the fast multifaceted according to how cast and pathological the somebody was. Much the soundbox is either rattling unstrained and diskette or selfsame clay. The US agency attests to the country of aspartame order 2.5mg tadalafil with visa neurogenic erectile dysfunction causes. As you move, sustain a slow, steadied cycle. Gerberding says that mending the difficulty faculty regard dynamical nigh Americans' day-to-day gregarious norms. Is it because of attention-getting publicity and glitzy advertizing generic 20mg levitra professional erectile dysfunction specialist doctor. Am I harder to start on with aft intake awhile? We let to be careful when intense cocoa though, since the personalty of the sweetener buoy really venture us to clangoring and flavour worsened. A Bowen communication lasts near 30-45 proceedings tadalis sx 20mg with mastercard erectile dysfunction joliet.
 
2017-01-12 15:43:00

Utilizador: MichaelGraib
 
 
2017-01-12 15:43:00

Utilizador: MichaelGraib
 
Для любителей красивой порнушки открылся новый портал Импортозамещение порнохаба =)) Смотреть порно HD онлайн
 
 
 
Nome: E-mail
Título do comentário
Comentário
Código de segurança:
 
English