Ao consumir 15 mil milhões de garrafas vedadas com rolha de cortiça por ano poderemos estar a reter a poluição provocada por 45 mil viaturas/ano que circulem 15 mil quilómetros por ano cada uma.
“As cápsulas de alumínio emitem quatro vezes mais CO2 do que as rolhas de cortiça” e “As cápsulas de alumínio são mais prejudiciais para o meio ambiente” foram dois dos títulos publicados em duas conceituadas revistas de vinho, Harpers e Decanter, respectivamente, e que dão conta dos resultados de um estudo realizado pela empresa Cairn Environment sobre o impacto da produção de vedantes para o meio ambiente.
Segundo o estudo, a "pegada de carbono" (carbon footprint) em quilogramas por tonelada é de 10kg de CO2, por tonelada para as cápsulas de alumínio e de 2,51% para rolhas de cortiça capsuladas. O que significa que ao produzir uma rolha de cortiça emite-se para a atmosfera quatro vezes menos CO2 do que ao produzir uma cápsula de alumínio.
Mas as vantagens da rolha de cortiça para o ambiente não se ficam por aqui. Um recente estudo publicado pela Assolegno (Associazione Nazionale delle Industrie Forestali e della Lavorazione del Legno) associação italiana relacionada com a floresta - indica que ao consumir 15 mil milhões de garrafas vedadas com rolha de cortiça por ano poderemos estar a reter a poluição provocada por 45 mil viaturas/ano que circulem 15 mil quilómetros por ano cada uma. Segundo a Assolegno uma viatura emite 170g de CO2 por km e uma rolha de cortiça é capaz de reter 7,9g de C02, o que equivale, em média, ao dobro do seu peso. O que quer dizer que o consumo de 15 mil milhões de rolhas/ano permite a retenção de 118500 toneladas de COz/ano.
Estas conclusões tiveram por base a análise do cicio de vida de uma rolha de cortiça, tendo sido analisado todos os passos da sua produção desde a floresta até ao produto final.
Luís Gil, investigador do Instituto Nacional de Engenharia e Tecnologia industrial (INETI), juntou, ainda, a estes dados o seguinte cálculo: considerando a recomendação médica para um adulto de beber diariamente cerca de dois copos de vinho/dia (2,5 dl de vinho/dia), seria consumida uma garrafa de vinho (0,75 l)/pessoa em cada três dias, o que num ano corresponde a 122 rolhas; este número de rolhas corresponde a 1183,40 g C02/Pessoa/ano, o que por sua vez corresponde a cerca de 7km percorridos por um veículo médio/pessoa/ano.
Preservação do ecossistema
A indústria de cortiça garante, ainda a sustentabilidade do montado de sobro e contribui para a preservação das espécies da fauna e flora que aí habitam.
O montado de sobro e o ecossistema agro-silvo-pastoril que coexiste em seu redor assumem uma importância crucial, na medida em que contribuem para a preservação do ambiente, sustentam a fauna e flora existente e ainda conseguem assegurar a vida das populações em zonas de clima hostil e de solos pobres. |