Notícia

Aveleda Fonte Distinguido pelos Consumidores Portugueses

Agroportal | 18-01-2008 | Geral, Prémios, Outros
A empresa de consultoria Tryp Network lançou recentemente no mercado nacional o "Sabor do Ano 2008", uma iniciativa realizada há onze anos em França e que distingue os produtos alimentares com maior qualidade gustativa, escolhidos pelos consumidores.

Aveleda Fonte foi distinguido na categoria "Vinhos Verdes Brancos" como Sabor do Ano. Este vinho de aroma suave e delicado com notas de citrinos, foi distinguido pelo seu sabor frutado e de rara frescura. Produzido exclusivamente com uvas da região dos vinhos verdes, Aveleda Fonte é vinificado no centro de vinificação da Aveleda, onde é utilizado o método de prensagem a baixa pressão, ao qual se segue a fermentação alcoólica a temperaturas controladas entre os 18 e 20°.

Na eleição do "Sabor do Ano", que é feita junto de um conjunto de consumidores representativo da população portuguesa, foram degustados os 105 produtos alimentares inscritos. Segundo a organização, a distinção foi atribuída através de provas cegas do produto. As provas de degustação realizaram-se na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa (Porto) e no Instituto Superior de Agronomia (Lisboa) durante os dois últimos meses, sob coordenação e responsabilidade destas duas entidades. Analisando as muitas categorias em prova, o vinho é uma das categorias onde os consumidores estão mais satisfeitos, senda a 5ª categoria onde os consumidores pensam que os produtos "têm cada vez mais sabor".

Na escolha de produtos existem 2 factores de decisão que são fulcrais: Saúde e Sabor. 66.2% dos inquiridos pensa que são estes mesmos os factores de escolha mais relevantes. Quanto à forma ideal para testar o sabor de um produto, uma larga maioria (88%) concorda que o método "prova cega" é o mais adequado. Finalmente, 64% dos consumidores inquiridos afirma confiar no símbolo "Sabor do Ano" como garantia de qualidade.

Comentar


  • Introduza as letras da imagem.
     

  • Os comentários são publicados após aprovação. O Infovini reserva-se o direito de alterar ou não publicar comentários que não contribuem para a discussão do assunto em questão, que contêm linguagem inapropriada ou ofensiva e se relacionem com algum tipo de promoção individual ou colectiva.