Quinta Nova nos melhores do Douro
Robert Parker distingue Quinta Nova pela melhor colecção de vinhos topo de gama
Quinta Nova entra este ano para a lista restrita dos Best of 2013 da Wine Advocate, com alguns dos seus vinhos de 2011 a serem reconhecidos com pontuações invulgares - dois vinhos distinguidos com 95 pontos (nota máxima atribuída) e um com 94.
Este facto despoletou uma menção ao trabalho que tem sido desenvolvido na Quinta Nova: “É muito impressionante ver este produtor, relativamente novo no mercado, estourando em cena com vinhos de alta qualidade”, refere Mark Squires, que escreve para o guia mais prestigiado do mundo de Robert Parker, a Wine Advocate.
Nas notas relativas à Quinta Nova Mark Squires refere que o grupo destes 3 Grandes Reservas é “terrivelmente bom”, enfatizando que são vinhos “de estilos diferentes e brilhantemente bem feitos”. Segundo o crítico, esta colecção de topos de gama da Quinta Nova, apesar do preço, entrega uma elevada qualidade. Mark Squires aconselha mesmo a compra para todos os que puderem suportar o investimento, dado que se trata “mesmo de uma grande colecção” para melhorar qualquer garrafeira particular.
No artigo, é ainda dado grande destaque ao elevado potencial de envelhecimento dos vinhos, dois deles com capacidade de envelhecimento até 2033, o que ilustra bem o potencial da Região do Douro:
- Grande Reserva Mirabilis Tinto 2011- 95 pontos - Beber até 2033
- Grande Reserva Referência Tinto 2011- 95 pontos - Beber até 2033
- Grande Reserva Clássico Tinto 2011- 94 pontos - Beber até 2031
- Grande Reserva Mirabilis Branco 2012 - 92 pontos - Beber até 2020