Encontro de Museus da Vinha e do Vinho em 23 e 24 de Outubro
O Museu do Douro anunciou hoje a realização do primeiro Encontro de Museus da Vinha e do Vinho, dias 23 e 24, na Régua.
Neste encontro fonte da organização admite a criação de uma rede museológica ligada à vitivinicultura.
O encontro realiza-se a menos de dois meses da inauguração do edifício-sede do Museu do Douro, na cidade da Régua, prevista para 14 de Dezembro.
Segundo a fonte, o encontro terá como ponto de partida a reflexão sobre a importância dos museus do vinho como estruturas de desenvolvimento.
"O Museu do Douro tem vindo a criar elos de ligação com outros museus que têm como missão o património vitivinícola, quer sejam da região, do resto do país e até do estrangeiro. É muito importante não trabalhar sozinho e estabelecer parcerias", sublinhou o director da unidade museológica, Fernando Maia Pinto.
Natália Fauvrelle, coordenadora do Serviço de Museologia do museu duriense sustentou que "o objectivo do encontro é dar a conhecer diferentes realidades museológicas, de gestão pública ou privada".
"Vamos procurar a partilha de experiências entre as instituições e a abordagem de novas perspectivas profissionais e científicas", disse.
O Encontro de Museus da Vinha e do Vinho vai decorrer no novo edifício do Serviço Educativo do Museu do Douro, que se situa ao lado da sede.
Entre as intervenções previstas para o primeiro dia do encontro destaque para as de Sofia Antunes, Vítor Varela e António Nabais, responsáveis do Museu Rural e do Vinho do concelho do Cartaxo, que vão abordar o tema "Os Museus do vinho como instrumentos de desenvolvimento local no mundo global".
O seminário vai contar também com a participação de uma instituição museológica europeia, através de Claude Josse e Monique Josse, que vão dar a conhecer o trabalho realizado no Museu do Vinho de Paris (França).
Entre outros temas em discussão, o destaque vai ainda para o painel "A Rede de Museus do Vinho e as Rotas de Vinho", que terá como orador José Arruda, secretário-geral da Associação de Municípios Portugueses do Vinho.
O segundo dia tem como palco São João da Pesqueira, onde será debatido o futuro núcleo museológico desta vila, que está inserido na rede de pólos museológicos do Museu do Douro, e tem como tema central o vinho do Douro, elemento basilar da economia regional.
Este núcleo terá como objectivo a promoção e divulgação dos vinhos do Douro em colaboração com os produtores, através da sua exposição permanente e de uma programação anual atractiva e dinâmica.
Ainda em São João da Pesqueira, o Museu do Douro inaugura a 24 de Outubro uma exposição sobre diferentes projectos e colecções associadas a diversas regiões vitícolas nacionais.
Nesta exposição estarão representadas quase todas as regiões vitícolas, incluindo os Açores (Museu do Pico - Museu do Vinho) e a Madeira (Museu do Vinho da Madeira).
Participam ainda os museus da Sandeman, Ferreira, Ervamoira, Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, situados no Douro vinhateiro, o Centro Interpretativo da Vinha e do Vinho - Mosteiro de Santo André de Ancêde, bem como museus das regiões dos Vinhos Verdes, do Espumante, da Bairrada e do Cartaxo.