Notícia

Investimento e acções começarão a ser aplicadas em Agosto próximo

Vinhos do Dão assinaram protocolo conjunto para promoção internacional

Agroportal | 18-04-2009 | Geral, Regiões, Economia
A Comissão Vitivinícola Regional (CVR) do Dão assinou esta tarde, no Solar do Vinho do Dão, em Viseu, um protocolo com o Ministério da Agricultura tendo em vista a promoção internacional, em mercados terceiros, dos vinhos do Dão, Bairrada e Beira Interior.
Na prática, o documento hoje assinado - na presença do primeiro-ministro, José Sócrates, e do ministro da Agricultura, Jaime Silva - significa que até 2011 os vinhos desta região Centro terão cerca de 1.300.000 (um milhão e trezentos mil euros) para investir em acções promocionais externas.

A participação da CVR do Dão será de 50% do valor de investimento e as primeiras acções promocionais começarão a ser implementadas no próximo mês de Agosto.

Brasil, Angola, Estados Unidos e Canadá são os mercados de destino de acções de promoção e divulgação dos Vinhos do Dão, que irão consistir em: acções de Relações Públicas; presença em feiras e eventos internacionais de prestígio, distribuição de material promocional; campanhas de imprensa; "in store tasting"; visita de jornalistas e profissionais à Região do Dão e aos seus produtores.

Esta acção multidisciplinar tem por objectivos aumentar a notoriedade e vendas dos Vinhos do Dão, promover uma relação de empatia e cumplicidade com os diversos públicos-alvo, combater os vinhos do "Novo Mundo", criar maior riqueza em torno do vinho enquanto actividade económica, favorecendo o investimento no sector agrícola, criar no "trade" e no consumidor maior conhecimento e procura dos vinhos do Dão, sensibilizando os consumidores para a qualidade, genuinidade, tipicidade e outras mais - valias dos vinhos desta Região.

O documento assinado esta sexta-feira pelo presidente da CVR do Dão, Valdemar de Freitas, integra um envelope financeiro, no montante global de 274 milhões de euros, que será aplicado entre 2009 a 2013, nos moldes estabelecidos no programa nacional apresentado por Portugal à Comissão Europeia.

Esse financiamento de apoio ao sector vitivinícola havia sido acordado em 2007, no decurso da Presidência Portuguesa da União Europeia.

Comentar


  • Introduza as letras da imagem.
     

  • Os comentários são publicados após aprovação. O Infovini reserva-se o direito de alterar ou não publicar comentários que não contribuem para a discussão do assunto em questão, que contêm linguagem inapropriada ou ofensiva e se relacionem com algum tipo de promoção individual ou colectiva.