Notícia

Seminário internacional em Palmela

Especialistas debatem importância da diversidade da videira

Câmara Municipal de Palmela | 14-11-2012 | Geral, Património
A 22 de Novembro, a Biblioteca Municipal de Palmela recebe o seminário internacional ?Diversidade da videira, factor de sustentabilidade do sector do vinho e do território?, integrado no programa ?Palmela, Cidade Europeia do Vinho 2012?.
A divulgação das actividades de conservação da diversidade da videira, em curso em Portugal, Espanha e França, e a reflexão conjunta de atores desses países, são os principais objectivos da iniciativa.

A diversidade genética da videira é uma herança valiosa, que constitui um factor relevante de sustentabilidade económica do sector vitivinícola e do próprio território. No entanto, este património, criado naturalmente ao longo de milénios, tem vindo a deteriorar-se desde o último quartel do século passado e poderá perder-se em pouco tempo, na ausência das medidas de protecção adequadas. Vários países da orla mediterrânica, entre os quais, Portugal, estão a trabalhar na contenção desse processo de perda, através da criação de conhecimento científico e na sua aplicação à prospecção, conservação e avaliação da diversidade.

Entre nós, são instrumentos centrais deste trabalho a Associação Portuguesa para a Diversidade da Videira, que conta com a Câmara Municipal de Palmela entre os seus fundadores, e o Pólo Experimental de Conservação da Diversidade da Videira.

O programa “Palmela, Cidade Europeia do Vinho 2012” continua a apostar na componente formativa e de reflexão, como componente determinante no processo contínuo de qualificação e dinamização do sector do vinho.

A participação no seminário é gratuita, mediante inscrição até 21 de Novembro, através do telefone 212336668 ou do email dtel@cm-palmela.pt.

Comentar


  • Introduza as letras da imagem.
     

  • Os comentários são publicados após aprovação. O Infovini reserva-se o direito de alterar ou não publicar comentários que não contribuem para a discussão do assunto em questão, que contêm linguagem inapropriada ou ofensiva e se relacionem com algum tipo de promoção individual ou colectiva.