Estação será montra do território Bairrada
Associação ocupa edifício da Curia em Abril
A estação de comboios da Curia, há vários anos encerrada, vai ser ocupada pela Rota da Bairrada. A associação pretende transformar o espaço numa montra dos oito municípios que compõem a Bairrada. A inauguração está prevista para 17 de Abril.
O magnífico edifício da estação de caminho-de-ferro da Curi, projectado por Cottinelli Telmo, e inaugurado em 1944, que durante décadas recebeu turistas para aquela estância termal de Anadia, vai voltar a acolher visitantes. A estação, encerrada há meia-dúzia de anos, vai servir de sede da Associação Rota da Bairrada, que pretende transformar o espaço numa montra dos oito municípios da Bairrada.
A abertura do Espaço Bairrada está previsto para 17 de Abril, uma data que está dependente da presença de um membro do Governo na estação que a REFER concessionou à Câmara de Anadia e esta cedeu à Rota da Bairrada. A Rota é uma associação sem fins lucrativos que tem como objectivo a promoção e valorização da actividade vitivinícola e afins da Bairrada enquanto produtos turísticos e culturais da região.
A estação - que sofreu obras de remodelação, mantendo as linhas e os azulejos originais - vai ter uma sala de informação e promoção da Bairrada que simultaneamente comercializará os produtos e serviços da região (vinhos, espumantes, artesanato, doçaria, quintas, adegas, passeios, espectáculos, etc).
Jorge Sampaio, vice-presidente da Rota da Bairrada, considera que a nova casa (a Rota tem ocupado as instalações na Curia do Turismo do Centro) será mais um passo na vida da associação que tem como objectivo "criar até ao final de 2011 um Espaço Bairrada em cada um dos oito municípios". A aprovação pelo QREN de um projecto de 375 mil euros para a promoção do território "vai ser usado para divulgar a Bairrada no mercado nacional, com destaque para a presença nas praias de Norte a Sul já no próximo Verão".