Vinho Verde é o vinho português com denominação de origem controlada mais exportado
Os mais de 13 milhões de litros exportados em 2008 fazem do Vinho Verde o vinho DOC português, não licoroso, mais vendido internacionalmente.
A sua crescente qualidade e características únicas - como a leveza e frescura - tornam o Vinho Verde o vinho português com maior aceitação a nível internacional. A venda de Vinho Verde em mercados externos representa 42 por cento do total do volume exportado de vinho português não licoroso com denominação de origem controlada.
No caso específico da Alemanha, as vendas de Vinho Verde para este mercado (2 753 313 litros) representaram, em 2008, 73 por cento do volume total das exportações dos Vinhos de Denominação de Origem Portuguesa, excluindo os Vinhos do Porto. As exportações de Vinho Verde para o mercado dos EUA (num total de 2.505.858 litros) representaram 60% do total das exportações.
As vendas de Vinho Verde para o mercado Francês (1 846 678 litros) representaram, em 2008, 70 por cento do volume total das exportações dos Vinhos de Denominação de Origem Portuguesa não licorosos. Para o mercado do Reino Unido as exportações de Vinho Verde pesaram cerca de 50%.
Também as vendas para Angola, Canadá, Brasil e Suíça evidenciam a importância do Vinho Verde no mercado internacional, representando ¼ das exportações de vinhos portugueses DOC não licorosos para estes mercados.
Entre os mercados que mais importam Vinho Verde destacam-se a Alemanha, os Estados Unidos, França, Angola, Canadá, Brasil, Suíça e Reino Unido. Estes 8 países representam 80 por cento das exportações de Vinho Verde.
Vinho Verde em números - aumento das exportações
As exportações do Vinho Verde representam 20 por cento das vendas totais efectuadas em 2008, que rondaram os 63 milhões 432 mil e 282 litros.
Nos últimos cinco anos verificou-se um crescimento de 46,7 por cento no volume das exportações de Vinho Verde, o que representa um aumento de mais de 4 milhões de litros exportados. A Suíça e Angola foram os países em que este crescimento mais se evidenciou, com aumentos das exportações acima dos 130%.
As vendas para os Estados Unidos cresceram 76,74 por cento em litros, representando, em 2008, 2 505 858 litros. Também para o Canadá, nos últimos anos, a exportação aumentou 59,58 por cento, com uma venda de 802 685 litros no ano passado.
Alemanha é o principal mercado de exportação dos Vinhos Verdes, destino de cerca de 2,8 milhões de litros, representando cerca de 5,6 milhões de euros de exportações anuais. Este mercado cresceu cerca de 60% no ano passado.
Fresco, leve, jovem e aromático, o Vinho Verde é um vinho único no mundo. Estes atributos únicos ganham uma procura crescente um pouco por todo o mundo. A comprová-lo, o aumento das exportações nos diferentes mercados que fazem do Vinho Verde o Vinho de Denominação de Origem Portuguesa mais exportado, a seguir ao Vinho do Porto.
O Vinho Verde caracteriza-se pela cor citrina, aromas frutados e florais, frescos, com sabor macio e muito equilibrado, corpo leve, acidez perfeita, baixo teor de álcool e excelente harmonia e persistência na boca.