Vindimas recordes em Monção
Adega Cooperativa prevê para este ano cerca de sete milhões de quilogramas de uvas para produção
A Adega Cooperativa de Monção estima para este ano cerca de sete milhões de quilos de uva para produção de vinho ao nível do "melhor de sempre", num plano em que o Alvarinho se destaca.
"Com este tempo maravilhoso, as vindimas têm corrido muito bem. A qualidade do vinho poderá ser ainda melhor do que a do ano passado", diz Antonino Barbosa, presidente da Adega de Monção.
A produção prevista está ao nível do último ano, que já de si foi histórico. Recorde-se que 2008 foi o "melhor ano de sempre", para a Adega Cooperativa de Monção, com vendas de 12,4 milhões de euros e um lucro de 2,9 milhões de euros, "acima das estimativas efectuadas". A facturação subiu 0,8% face a 2007, o que fez de 2008 "o oitavo aumento das vendas consecutivo". Os lucros foram divididos entre os associados e a própria adega, que ficou com 1,3 milhões de reserva. Resultados que esperam melhorar este ano, já que as expectativas "são elevadas".
A adega lançou no Verão o Muralhas Rosé, à venda nas grandes superfícies e que, segundo Antonino Barbosa, está a ter grande sucesso no mercado, com um preço de venda médio de 3,48 euros por garrafa.