Notícia

Inflação: Em causa a subida de 60% do preço das aguardentes

Vinho do Porto vai aumentar

Correio da Manhã | 11-10-2008 | Geral, Regiões, Economia
A subida em cerca de 60 por cento da aguardente importada, devido ao fim das ajudas comunitárias à destilação, vai, ainda este ano, fazer disparar os preços do Vinho do Porto.
A aguardente utilizada para o abafar do mosto, na produção de Vinho do Porto, passou estes dias de 90 cêntimos para 1,46 euros por litro, o que acresce, só por si, mais de cem euros por pipa.

E o problema é que o Vinho do Porto é quase todo feito com aguardente vínica importada, já que a produção deste componente alcoólico, na Região Demarcada do Douro, não chega para dez por cento das necessidades.

Isabel Marrana, da Associação de Exportadores de Vinho do Porto, confirmou ao CM um cenário "pouco favorável" para o sector.

"É, de facto, muito grave este aumento que as aguardentes importadas estão a sofrer, sobretudo numa altura tão difícil para os mercados e em que nós estamos a tentar manter os preços", afirmou Isabel Marrana.

As aguardentes destinadas ao Vinho do Porto são importadas da Espanha, França e Itália, países onde, ao contrário de Portugal, já se verificou o fim das ajudas comunitárias à destilação.

De resto, o mais certo é que se venha a verificar em breve um aumento significativo do preço ao nível do consumidor final.

Outros dados

MAIS 100 EUROS POR PIPA

O presidente da União das Adegas Cooperativas do Douro, José Manuel Santos, diz que a pipa de Vinho do Porto vai subir dos 950 para os 1050 euros.

AGUARDENTE CASEIRA

José Lopes, presidente da Adega de Sta. Marta de Penaguião, diz que o preço só descerá quando a região produzir cerca de 25 milhões de litros de aguardente.

NOVOS AUMENTOS À VISTA

Os produtores de Vinho do Porto suspeitam de que o preço da aguardente possa chegar em breve aos dois euros por litro.

Comentar


  • Introduza as letras da imagem.
     

  • Os comentários são publicados após aprovação. O Infovini reserva-se o direito de alterar ou não publicar comentários que não contribuem para a discussão do assunto em questão, que contêm linguagem inapropriada ou ofensiva e se relacionem com algum tipo de promoção individual ou colectiva.