Notícia

Vinhos do Douro lideram mercado

Agroportal | 10-10-2007 | Geral, Regiões, Economia
Segundo os dados da AC Nielsen, relativos à venda de vinhos tranquilos em Portugal, os Vinhos de Qualidade Produzidos em Região Determinada (VQPRD) que maior quota de mercado apresenta no último ano são os Vinhos do Douro. Entre Julho de 2006 e Julho de 2007, registaram um aumento de 1,2 pontos percentuais no volume de negócios e uma evolução positiva de 0,4% nas quantidades vendidas.

Numa avaliação imediata de vendas dos últimos quatro anos, quer no sector alimentar (venda em hipers, supers e mercearias) quer no consumo imediato (bares, restaurantes e cafés), os Vinhos do Douro têm registado a maior evolução em quantidade – aumento superior a 36 pontos percentuais – e demonstra a menor quebra em termos de preço médio, mantido acima dos 5 euros. 

Para esta situação contribuiu largamente o aumento da procura registada no último ano, principalmente no consumo imediato, apesar do aumento de 12% do preço. Com efeito, depois de no período anterior se ter verificado uma quebra quase generalizada dos preços médios dos vinhos com DO ou IG (excepção para o Dão e para os Regionais Trás-os-Montes e Terras Durienses), é de salientar que, segundo os dados do Total Anual Móvel (TAM) em Julho de 2007, o VQPRD Douro apresentou um acréscimo de 12,0% no preço médio, o que não impediu um aumento significativo da quantidade vendida, de 8,2%.

Os aumentos significativos do preço médio do VQPRD Douro e também do Regional Terras Durienses (Duriense) resultaram, em grande parte, da alteração na estrutura das vendas destes vinhos, com o crescimento do peso das vendas incluídas no INCIM (de 20,1% para 22,8% no caso do VQPRD Douro e de 31,7% para 47,4% para os regionais), as quais têm um preço médio naturalmente mais elevado do que as incluídas no Índice Nielsen Alimentar (vendas em hipers, supers, mercearias, etc) – INA - (bem mais do dobro no caso de ambos os vinhos).

Comentar


  • Introduza as letras da imagem.
     

  • Os comentários são publicados após aprovação. O Infovini reserva-se o direito de alterar ou não publicar comentários que não contribuem para a discussão do assunto em questão, que contêm linguagem inapropriada ou ofensiva e se relacionem com algum tipo de promoção individual ou colectiva.