Notícia

Douro vai produzir menos 13 500 pipas de vinho do Porto

Jornal de Notícias | 18-07-2009 | Geral, Regiões, Economia
O quantitativo de produção de vinho do Porto para a vindima de 2009 foi fixado em 110 mil pipas.
Serão menos 13 500 pipas relativamente ao ano passado. A decisão foi tomada, ontem, em reunião do Conselho Interprofissional da Região Demarcada do Douro. A Produção contesta, o Comércio aplaude.

O presidente da Casa do Douro, Manuel António Santos, considera a redução da produção "inconcebível" e nota que já estava à espera que tal pudesse acontecer. O responsável desconfia que se venha a dar ainda um passo "mais prejudicial" para quem vive da vitivinicultura: "A redução dos preços". Daí que alerte os intervenientes no sector para a situação problemática dos viticultores que "já estão com a língua de fora e, de caminho, perfeitamente asfixiados!"

Manuel António Santos entende que este até seria um ano para se considerar a constituição de "uma reserva de vinho generoso no Douro, para colocar no mercado em momento mais adequado". Para a concretizar poderiam ser canalizados "alguns dos muitos dos milhões de euros que andam a ser espalhados por aí".

A directora executiva da Associação de Empresas de Vinho do Porto, Isabel Marrana, considera "adequado" o quantitativo fixado, pois vai "evitar que sobre vinho na vindima e permitir a manutenção dos preços". Um objectivo que vê como "essencial e estratégico" para o sector.

A redução era, de resto, esperada, tanto mais que, em 2008, a comercialização de vinho do Porto caiu 5,3% e, no primeiro semestre deste ano, a quebra foi de 3,7% sobre os números do ano anterior. "Não havia outra solução se não ter um benefício mais baixo", frisou Isabel Marrana.

Comentários dos utilizadores

José António Martins
Sou um pequeno produtor e acompanho a evolução vertical do sector desde a produção ao consumo. O quantitativo de 'mosto a beneficiar' parece-me ajustado e até ultrapassa as expectativas que tinha no início de 2009 face à grave contracção do consumo de vinho de Porto, derivado da conjuntura económica a nível mundial e em especial nas economias dos países mercado do nosso produto. Espantoso são as declarações de alguns 'responsáveis' (ou talvez não) por entidades que supostamente deveriam saber disto mais do que eu...

Comentar


  • Introduza as letras da imagem.
     

  • Os comentários são publicados após aprovação. O Infovini reserva-se o direito de alterar ou não publicar comentários que não contribuem para a discussão do assunto em questão, que contêm linguagem inapropriada ou ofensiva e se relacionem com algum tipo de promoção individual ou colectiva.