Angola supera Brasil na importação de vinho alentejano
Angola deverá superar o Brasil como maior importador de vinhos tintos e brancos da região portuguesa do Alentejo (centro-sul), segundo dados da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA).
Actualmente, Angola é o sexto maior mercado mundial dos vinhos portugueses e o primeiro no continente africano, sendo ainda o terceiro comprador mundial de vinhos alentejanos.
Dados da CVRA indicam que o mercado angolano deve comprar este ano cerca de um milhão e meio de litros de vinho do Alentejo. Segundo a CVRA, as exportações lusas para Angola aumentaram 101,4% nos primeiros nove meses deste ano em relação ao mesmo período de 2005.
De forma a fomentar ainda mais este mercado crescente, a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) e a CVRA promovem quinta e sexta-feira em Luanda uma ação de promoção dos vinhos portugueses em Angola.
A iniciativa, que conta com o apoio do Instituto das Empresas para os Mercados Externos (ICEP), é dirigida especialmente aos agentes económicos ligados aos sectores da hotelaria e gastronomia, importação e comercialização de vinhos, contando com a participação de representantes de empresas portuguesas.
Em 2005, as exportações de vinhos portugueses para Angola representaram 4,1% do total das vendas de Portugal para este país lusófono.