Vinho Madeira vale 11,3 milhões no 3.º trimestre
O mercado do vinho Madeira vale 11,3 milhões de euros no terceiro trimestre, traduzindo-se, ainda assim, num decréscimo de 4,6% na quantidade produzida, indica a Direção Regional de Estatística (DRE).
De acordo com os dados tornados públicos, a Madeira "produziu 2,1 milhões de litros, o que se traduziu num valor de 11,3 milhões de euros", tendo diminuído na quantidade produzida - menos 188 639 litros quando comparado com o segundo trimestre. Contudo, aumentou o valor arrecadado com a venda de vinho generoso, representando 4,4%.
"Os dados provenientes do Instituto do Vinho Bordado e do Artesanato da Madeira mostram que o mercado que mais cresceu entre janeiro e setembro deste ano foi o nacional, com um aumento homólogo de 28,4% nas quantidades e de 36,5% no valor", indica a DRE.
No mercado europeu, os franceses continuam a ser os mais compradores do vinho madeirense, ainda que este mercado tenha contraído 8,7%, mas aumentado o valor pago em 0,4%.
Os franceses consumiram 232.391 litros, gerando uma receita de 784 205 mil euros, no terceiro trimestre.
O mercado inglês, o mais tradicional, continua a posicionar-se como o segundo europeu, sendo consistente com o mercado que paga o preço mais alto pelo vinho - uma média de 7,6 euros contra os 3,3 dos franceses.
No mercado fora da Europa, cada vez mais se impõe o mercado japonês que, no acumulado dos três primeiros trimestres, representa 189 459 litros, que ascendem quase ao milhar de euros.
De referir que os dados indicam que, até à data, os melhores meses de comercialização de vinho Madeira foram abril, maio e junho.