Vinho verde invade Jerónimo Martins e Auchan na Polónia
Empresas produtoras querem reforçar exportações e têm cinco milhões de euros para financiar promoção.
Os supermercados da Jerónimo Martins (JM) e da Auchan na Polónia deverão receber em breve um conjunto de acções promocionais dos vinhos verdes portugueses. A iniciativa é uma forma de impulsionar as exportações nacionais que, no último ano, atingiram o valor recorde de 36 milhões de euros.
Para o presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), Manuel Pinheiro, a "Polónia é um novo mercado que estamos a tentar abrir" e "é importante para que aumente o volume de venda, pois não temos para já a expectativa de vir a gerar uma receita fantástica".
O mercado polaco - que no último ano representou 318 mil euros de vendas, será assim o novo alvo das empresas portuguesas de vinho verde. Neste momento, a CVRVV "está a negociar condições" com a JM (explora na Polónia a rede Biedronka) e a Auchan (marca Jumbo) para realizar acções de promoção nas suas lojas. Essas acções, contudo, não podem integrar provas já que a lei polaca proíbe degustações no ponto de venda, explicou Manuel Pinheiro.