Produção vai em cerca de 70% para exportação
Produtor da Casa de Cello acredita no potencial da ilha
João Pedro d’Araújo, produtor da Casa de Cello, há muito que estudava a entrada na Madeira dos seus vinhos, cuja produção vai em cerca de 70% para exportação. A oportunidade surgiu e passa a disponibilizar os seus vinhos na região autónoma.
De passagem pela região autónoma onde veio fazer diversas apresentações dos seus vinhos que estão no mercado local há cerca de 15 dias, explicou que a produção de vinho na família remonta ao seu bisavô, que começou a vender desde 1892.
No entanto, só consigo os vinhos passaram a ter nomes, visto que antes eram comercializados a granel. Presentemente, a Casa de Cello assenta a sua produção no vinho verdes. Também tem brancos. E tintos, da região do Dão. Entre as marcas que passa a apresentar agora no mercado madeirense, que reconhece ser bom e conhecedor estão o Quinta San Joanne - Branco - Vinho Regional Minho (na Quinta Mirabela, provamos um Escolha, de 2004, com 12.5º, que se apresenta com uma personalidade própria e que demonstra que nem todos os brancos são para consumir rapidamente); o Quinta da Veiga - Tinto - Dão DOC (provamos o Reserva, de 2005, com 13,5º, um vinho encorpado a exigir alguma maturidade de provas a quem o bebe) e o Quinta de San Joanne - Verde DOC - Branco (provamos o de 2007, com 12.5º, que surge como um verde com personalidade).
Durante o almoço foram servidos dois outros vinhos tintos do Dão: o Quinta da Veiga (provamos um de 2006, com 13º) e o Porta Fronha (provamos um de 2006, com 12.5º). A Casa de Cello tem produção em Amarante e em Penalva do Castelo, Viseu. Comum em todas as garrafas de vinho que tem no mercado é que não está escrito no contra-rótulo qualquer referência às castas. João Pedro d’Araújo, que estudou em Bordéus, disse que é propositado. Não para esconder, mas simplesmente porque diz que os vinhos não têm de ser sempre produzidos da mesma forma. Agora, todos os vinhos têm em comum o facto de serem resultado de vindimas de uvas próprias do produtor Uma nota final para referir que os vinhos da Casa de Cello são distribuidos na Madeira pela empresa Copo.