Vinho do Porto investe nas categorias especiais
Instituto dos Vinhos do Porto e Douro (IVDP) gasta 2,4 milhões de euros para promover categorias especiais e proteger denominação de origem.
Depois das vendas de vinho do Porto registarem o pior desempenho desde 2004, caindo 5% em 2008, o sector vai reforçar a aposta na promoção das categorias especiais nos vinhos do Porto e do Douro.
Com um orçamento de 2,4 milhões de euros para 2009, o Instituto dos Vinhos do Porto e Douro (IVDP) vai, também, insistir na educação e sensibilização de públicos profissionais, canal Horeca, escolas de hotelaria e imprensa.
Os mercados alvo são os velhos clientes, dos Estados Unidos ao Reino Unido, Portugal e Espanha. No entanto, o IVDP quer, simultaneamente conquistar novos mercados, designadamente no Leste Europeu.
O plano de promoção do instituto atribui, ainda, 640 mil euros para investir na promoção das denominações de origem da Região Demarcada do Douro nos mercados do Japão e Reino Unido até 2012.
Em 2007, as vendas de vinho do Porto totalizaram 400 milhões de euros, mas a queda em 2008 ultrapassou os 5%. A Região Demarcada do Douro representa 80% das exportações de vinhos portugueses.