CVR Tejo vai investir mais de 1 milhão de euros em 2013
A Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo) vai investir mais de ?1M em 2013 com o objectivo de aumentar a penetração dos Vinhos do Tejo em Portugal e em 6 novos mercados internacionais, conforme anunciou ontem no IVV, José Pinto Gaspar, presidente da Comissão.
A Comissão irá no presente ano levar os Vinhos do Tejo a 12 mercados internacionais, 5 dos quais vão ser trabalhados pela CVR Tejo pela primeira vez: Estónia, Noruega, Finlândia, Alemanha e Moçambique.
"Este ano temos um plano muito ambicioso, na verdade o mais ambicioso de sempre, não apenas ao nível do investimento, que é o mais elevado de sempre, mas também com a dinamização de ações de promoção e marketing arrojadas a nível nacional e no alargamento do mercado externo”, esclarece o presidente da CVR Tejo, José Pinto Gaspar.
O objectivo para Portugal é o de consolidar a imagem já conquistada junto dos consumidores, através de eventos e ações de marketing, já habituais.
Para 2013, a CVR Tejo vai apostar em ações que se têm revelado um sucesso de adesão por parte do público, como as quartas edições dos eventos ‘Concurso de Iguarias e Vinhos do Tejo’, ‘Concurso de Vinhos Engarrafados do Tejo’, Gala Vinhos do Tejo e o evento ‘Portas Abertas do Tejo’, que permite ao público visitar os produtores que se associam a esta iniciativa, com a possibilidade de participarem nas atividades das quintas, como as vindimas.
Resultados de 2012 e previsões para 2013
Após um ano de 2011 com um crescimento de 27%, apesar da conjuntura económica desfavorável, a CVR Tejo registou em 2012 um resultado positivo, ao certificar aproximadamente 12 milhões de litros, o que representa um crescimento de 0,89% face a 2011.
As expedições para a União Europeia (UE) cresceram 3,4% para 2,7 milhões de litros, enquanto que as exportações para o resto do Mundo subiram 3,3% para 2,4 milhões de litros.
Na exportação por mercados, a Alemanha (+904%), os Estados Unidos (+119%), Suíça (115%), a China (+56%), Rússia (38%) e o Canadá (+20%), foram os mercados para onde as exportações dos Vinhos do Tejo mais cresceram.
“O ano de 2012 representou um imenso desafio e cedo tivemos consciência que teríamos que nos desafiar para fazer mais e melhor, para que os produtores nossos associados pudessem sobreviver e prosperar mesmo com um ambiente económico tão adverso”, esclarece José Pinto Gaspar.
Para 2013, este responsável antevê uma conjuntura ainda mais complicada do que em 2012 e por isso acredita que o reforço financeiro previsto na promoção e ações de marketing, não só nacionais como também internacionais, irão traduzir-se em resultados positivos e, consequentemente, num crescimento das vendas dos ‘Vinhos do Tejo’.
O Secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque, esteve também no IVV na sessão da CVR Tejo e manifestou o seu empenho no apoio ao setor, felicitando a Comissão por ter sido a segunda entidade a aderir ao sistema inovador de seguros OCM para o setor do vinho.
“Estamos do lado do setor, estamos do lado de quem produz, pois temos que produzir para vender”, afirmou o membro do Governo, realçando a necessidade de articular ainda mais os apoios à promoção do país, das regiões e das marcas.