Confraria dos Degustadores de Vinho do Dão comemorou 13 anos
A Ordem Soberana dos Cavaleiros de Santo Urbano e S. Vicente da Confraria dos Degustadores de Vinho do Dão comemorou o XIII aniversário, no passado sábado, na capela do Solar do Dão, prosseguindo, à noite, com um jantar de gala e a entrega de distinções no Hotel Príncipe Perfeito. A entronização de novos confrades, descerramento de uma Placa de Homenagem aos fundadores da Região Demarcada do Dão foram dos principais actos deste dia de festa.
Procedeu-se ainda à apresentação dos livros ‘Portugal Vitícola – O Grande Livro das Castas’, ‘Memória do Vinho’ e ‘O Vinho da Uva à Garrafa’. Seguiu-se uma ‘mostra de vinhos do Dão. A Ordem Soberania dos Confrades de Sto. Urbano e S. Vicente estatui distinções honoríficas, que se destinam a premiar actos e realizações meritórias, ocorridas no âmbito geral dos objectivos e pressupostos consagrados nos seus Estatutos e Regulamento.
Laureados de 2008, com salva comemorativa do Mérito: Vinícola – Sociedade Agrícola Casa Aranha e Quinta Mendes Pereira; Comercial – ‘Aromas do Dão’, Benjamim Amaral; Empresarial – Viniportugal; Gastronómico – D. Filipa Vacondeus. Prémio prestígio ao vinho do Dão: Governo Civil de Viseu; Prémio excelência: Comissão Vitivinícola Regional do Dão, e Prémio Mérito Dedicação: José Moreira Correia. Prémio Alberto Vilhena: Sofia Gomes Catarino e Prémio Magalhães Coelho: Juan Teixeira. A Ordem da Cruz de Provador de Sto. Urbano e S. Vicente – Classe de Mérito, foi entregue a Francisco Peixoto, Miguel Oliveira e a Manuel Miranda; Classe oficial: Lisonja – Maria João de Almeida; Colar – José Bento dos Santos e Jorg Bohm.
O Grande Colar coube a Fernando Carvalho Ruas, Presidente da C. M. de Viseu e a Fernando de La Vieter Ribeiro Nobre, Presidente da AMI. A Ordem Soberana dos Cavaleiros de Sto. Urbano e S. Vicente – Confraria dos Degustadores do Vinho do Dão foi criada em 1995 por um grupo de entusiastas, sob o alto patrocínio do Infante Dom Miguel de Bragança, desde sempre seu Grão-Mestre.