Francisco Albuquerque ganha prémio Enólogo do Ano
Francisco Albuquerque bem se pode orgulhar de fazer jus ao ditado que diz que nunca há duas sem três. Pelo terceiro ano consecutivo, o enólogo dos vinhos da Madeira Blandys foi eleito «Enólogo do Ano de Vinhos Generosos», no International Wine Challenge (IWC), por muitos considerado o mais importante concurso mundial de vinhos. Este prémio de grande prestígio é não só uma honra para a Blandys, mas também para o Vinho da Madeira, agora reposicionado entre um dos melhores vinhos do mundo.
Aquando da entrega do prémio ontem à noite em Londres, durante o jantar de gala que decorreu no Grosvenor Hotel, Francisco Albuquerque, visivelmente feliz, salientou que «apesar de sermos um “pingo” num imenso oceano de vinhos, é uma honra receber distinção de tão elevado prestígio, só possível graças à teimosia dos pequenos viticultores que, apesar das dificuldades naturais da orografia da Madeira, vão produzindo as castas para que continuemos a fazer vinhos de elevada qualidade.»
Na edição de 2008 do IWC, a categoria de “vinhos generosos” contou com cerca de 270 vinhos a concurso, incluindo Vinhos da Madeira, Vinhos do Porto, Jerez espanhóis, Muscat Australianos, entre muitos outros.
Nos principais concursos internacionais de 2008, a Blandy’s destacou-se ao arrecadar 2 Troféus (Blandy’s Sercial Vintage 1966 e Blandy’s Bual Vintage 1920), 7 medalhas de ouro (Blandy’s Sercial Vintage 1966, Blandy’s Bual 1920, Blandy’s Bual 1977, Blandy’s Malmsey Colheita 1999) e 14 medalhas de prata.
Fundada em 1811, a Blandy’s ainda é uma empresa familiar detida e gerida por descendentes directos do seu fundador, John Blandy, em parceria com a família Symington do Porto.