Notícia

Quinta do Escudial foi medalha de ouro

Porta da Estrela | 02-07-2008 | Geral, Prémios
O vinho “Quinta do Escudial Tinto 2006 DOC”, de José Augusto Silva e Maria Estefânia Tereso, foi contemplado com a Medalha de Ouro no Concurso Nacional de Vinhos Engarrafados, um dos maiores concursos vinícolas nacionais.
A distinção foi entregue no passado dia 13 de Junho, no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), em Santarém.

A edição de 2008, organizada mais uma vez pelo CNEMA, premiou 131 dos 653 vinhos a concurso, entre brancos, rosés, tintos, espumantes e generosos.

Além da Quinta do Escudial, na Região Demarcada do Dão foram ainda contemplados, com medalha de ouro, os vinhos “Reserva Tinto 2005 DOC” da Quinta da Fonte do Ouro, “Reserva Tinto 2004” da Quinta das Estrémuas e o “Reserva Tinto 2005 DOC” da Quinta do Serrado. Com a medalha de prata foram distinguidos os vinhos “Tinto 2006 DOC” da Vinícola de Nelas, “Tinto 2005 DOC” da Quinta dos Carvalhais, “Tinto 2005 DOC” da Sociedade Agrícola da Quinta de Santo António, “Tinto 2005 DOC” da Quinta do Serrado, “Branco 2006 DOC” da VDS - Vinhos Douro Superior e “Nacional Tinto 2004 DOC” da Enoport.

Cerca de 160 provadores foram convidados a participar nos 11 júris do concurso, presididos pelos mais conceituados enólogos portugueses. Estes grupos de avaliadores, que também integravam escanções, profissionais de restauração, “opinion makers” e um reputado painel de jornalistas nacionais e estrangeiros, entre outros, distinguiram a excelência dos melhores vinhos.
Recorde-se que este vinho da quinta de Vodra, Seia, já tinha sido galardoado com uma Medalha de Prata no X Concurso Mundial de Vinhos – “Wine Masters Challenge” de 2008.

Estefânia Tereso disse ao PE estar «bastante satisfeita» pelo facto de logo no primeiro ano em que o vinho participa em concursos ter obtido já dois prémios, tanto mais que a quinta é uma das mais jovens da região do Dão, estando apenas a engarrafar vinho há três anos. A quinta, que se desenvolve por uma área de cerca de sete hectares e em patamares, foi totalmente reconvertida pelos actuais proprietários a partir do ano de 2002.

Comentar


  • Introduza as letras da imagem.
     

  • Os comentários são publicados após aprovação. O Infovini reserva-se o direito de alterar ou não publicar comentários que não contribuem para a discussão do assunto em questão, que contêm linguagem inapropriada ou ofensiva e se relacionem com algum tipo de promoção individual ou colectiva.