Vinho do Porto
"O melhor do mundo", diz Durão Barroso
No segmento dos vinhos de sobremesa e aperitivos não há nada no mundo que supere o vinho do Porto. Palavra de Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia.
"Na sua categoria, o vinho do Porto é, de facto, o melhor vinho do mundo", afirmou ontem Durão Barroso, aos jornalistas, no final da cerimónia de entronização anual da Confraria do Vinho do Porto, em que recebeu a categoria de cancelário, juntamente com Pascal Couchepin, Presidente da Suíça.
Durante a cerimónia, Durão Barroso comprometeu-se a defender a confraria e o vinho do Porto e, conforme reafirmou aos jornalistas, é isso que se pode esperar dele. "Sou presidente da Comissão Europeia, não quer dizer que seja apátrida. Nós, na Europa, podemos defender o que é nosso", sublinhou.
De resto, o gosto e a defesa do vinho do Porto são anteriores à entronização, uma vez que a família da sua mulher produz este néctar há várias gerações e o próprio Barroso confessa ter crescido "entre as vinhas". Além disso, garantiu que a Comissão Europeia continua "a lutar pela consagração das chamadas 'denominações de origem'". Não apenas do vinho do Porto, mas também de outros produtos agrícolas.