IVDP ensina futuros profissionais a conciliarem os vinhos com os devidos sabores
A harmonia dos Vinhos do Douro e Porto com comida pelos alunos da Escola de Hotelaria de Lamego.
Sabores exóticos, combinações perfeitas e vinhos especiais. A aposta do IVDP é ensinar os alunos de Escolas de Hotelaria de todo o país a confeccionar as melhores iguarias e, claro, a combiná-las com os melhores vinhos do Douro e Porto. É já a partir do próximo dia 29 que se inicia uma jornada de um ano de formação nas melhores escolas de hotelaria do país. A Escola de Hotelaria e Turismo de Lamego, considerada como um modelo a nível nacional, foi a escolhida para abrir as portas dos melhores sabores de vinho e comida. Bombom de foie gras e strudel de pêra são apenas duas das deliciosas sugestões para esta primeira apresentação dos alunos. A divulgação dos vinhos com Denominação de Origem “Porto” é a grande aposta deste projecto. Assim, espera-se que os alunos e futuros profissionais do sector conheçam as principais características dos produtos e do serviço do Vinho do Porto.
Não é uma formação vulgar. Os alunos das Escolas de Hotelaria vão confeccionar os mais deliciosos pratos e aprender como combinar os melhores vinhos do Douro e Porto. Trata-se, no fundo, de uma aula prática de harmonização gastronómica que pretende ser uma mais valia para a vida futura dos profissionais de hotelaria que estão agora a ser formados, com a chancela do IVDP.
O primeiro seminário está marcado para o início da tarde, 14h30, do próximo dia 29, e durante duas horas, a Escola de Hotelaria e Turismo de Lamego abre as portas aos melhores chefes e enólogos do IVDP. Os vinhos escolhidos são ainda uma surpresa, mas a ementa proposta pela Escola é tentadora. Bombom de foie gras com morcela e pimenta rosa, Strudel de pêra com ameixas, Tarte folhada de maçã, molho de canela e gelado de frutos silvestres e Bolo truffo de chocolate com aroma de agastache são as propostas dos mestres para a formação dos novos especialistas em harmonização.
A componente de harmonização gastronómica será fortemente explorada com recurso às criações dos formandos das escolas, que vão desenvolver combinações com vinhos do Porto de categorias especiais. Até ao final do ano, o ciclo de formação vai percorrer as melhores escolas de Hotelaria e Turismo de todo o país e, já no próximo mês de Maio, Setúbal, Estoril, Coimbra e Faro, vão receber os conselhos e sabores do IVDP.