Notícia

Erasmus de onze nacionalidades "passaram" no teste das vindimas

Destak | 30-09-2009 | Geral, Outros
Erasmus de onze nacionalidades
Doze estudantes de onze nacionalidades foram seleccionados pela Poças para, durante três dias, terem contacto de perto com a arte da vindima.
Denominado "Poças Vindima Erasmus 2009", o evento foi realizado em dois tempos: um workshop realizado no Porto onde, de entre 300 candidaturas, 60 estudantes tiveram oportunidade de conhecer todos os passos do ciclo vinhateiro, desde as características do terreno, castas seleccionadas, processos de vindima e preparação do vinho. No final do workshop, os estudantes realizaram e comentaram uma prova de dois vinhos Poças, tendo sido avaliados por um júri especializado.

Da selecção foram apurados doze estudantes de 11 nacionalidades que viajaram de comboio pela pituresca linha do Douro até à Quinta das Quartas, onde foram recebidos pelo director comercial da Poças, Pedro Poças Pintão, pelo director de enologia e qualidade, Jorge Pintão e pela engenheira agrícola, Maria Manuel Maia, três membros da quarta geração da família à frente da empresa criada em 1918.

No welcome drink e no jantar de recepção, os estudantes do programa Erasmus e Mobilidade tiveram oportunidade de se familiarizar com vinhos de eleição desta Casa, servidos em harmonizações com iguarias gastronómicas da região, devidamente acompanhadas de uma introdução pelo director de enologia.

No segundo dia do evento, os estudantes madrugaram para terem em primeira mão a experiência de vindimar lado a lado com os trabalhadores da Quinta Vale de Cavalos, seguida, da parte de tarde, da pisa das uvas que vindimaram. No jantar de pré-encerramento, os estudantes foram presenteados com uma surpresa: dentro de um ano, tempo necessário para a maturação do vinho, a Poças - Vinhos do Porto e Douro irá presentear cada um com uma garrafa de Douro produzida a partir da colheita onde os estudantes colaboraram.

O último dia do evento começou com uma visita ao Museu do Douro, onde tomaram conhecimento da história do vinho e da região, seguido de uma descida vertiginosa do Douro em barcos rápidos, que permitiram, para além das fantásticas sensações, um almoço nas margens do rio que dá nome ao vinho. Chegados à Ribeira do Porto, as excelentes impressões com que os estudantes brindaram a organização confirmam o sucesso da mesma, que a Poças "irá repetir nos próximos anos lectivos", segundo garantiu Pedro Poças Pintão.

Comentar


  • Introduza as letras da imagem.
     

  • Os comentários são publicados após aprovação. O Infovini reserva-se o direito de alterar ou não publicar comentários que não contribuem para a discussão do assunto em questão, que contêm linguagem inapropriada ou ofensiva e se relacionem com algum tipo de promoção individual ou colectiva.