O mais prestigiado concurso oficial de vinhos do Mundo
Vinhos do Tejo com distinção internacional MUNDUSvini
Oito medalhas, quatro de ouro e quatro de prata, distinguiram os Vinhos do Tejo no MUNDUSvini, o mais prestigiado concurso oficial de vinhos do Mundo, que decorreu na sua nona edição, no passado dia 28 de Agosto na Alemanha.
Com esta distinção, a Região do Tejo alcançou o primeiro lugar nacional, a par com o Alentejo, sendo a região a somar o maior número de medalhas de ouro. A concurso estiveram mais de 5,700 vinhos de 44 países de tradição vitivinícola, onde Portugal esteve representado pelas suas Regiões do Norte ao Sul do país.
Dos vinhos do Tejo, Vale D’Algares foi o produtor que arrebatou maior número de distinções, duas de prata e uma de ouro, seguido da Encosta do Sobral, com uma de ouro e outra de prata. Falua e Enoport mereceram uma distinção de ouro cada um e a Herdade de Cadouços alcançou ainda uma medalha de prata. No total, a Região do Tejo foi distinguida com oito medalhas que reconhecem o potencial dos seus vinhos num panorama competitivo internacional.
O júri, composto por 275 especialistas de renome oriundos de 45 países dos cinco continentes, realizaram prova cega que avaliava os vinhos segundo os rigorosos critérios da União Internacional de Enólogos (UIOE) e da Organisation Internationale de la Vigne et du Vin (OIV).
Com estas distinções, os vinhos da Região do Tejo contribuíram para a representação de qualidade dos vinhos portugueses junto de grandes produtores, viticultores e importadores internacionais. Para José Gaspar, Presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Tejo, “A CVR Tejo orgulha-se de ver os seus vinhos reconhecidos num concurso de tão elevado prestígio, mas, mais do que isso, orgulha-se de representar Portugal junto de países de grande reconhecimento vitivinícola internacional. Este é um grande prémio para nós mas significa também um grande passo no posicionamento de Portugal no mercado internacional ”.
A Nona Edição de MUNDUSvini decorreu em Neustadt, na Alemanha, entre 28 de Agosto e a primeira semana de Setembro de 2009. Oficialmente reconhecido como o maior concurso de vinhos do Mundo, o MUNDUSvini Great International Wine Award tem vindo a evoluir desde 2001, alcançando a cada novo ano um aumento de participação. Com o apoio de organizações internacionais como a OIV e a UIOE, o concurso visa fomentar a qualidade dos vinhos e promover a sua comercialização, oferecendo aos consumidores uma orientação valiosa de consumo e aos produtores o reconhecimento e mérito dos seus esforços. Este ano, os vinhos premiados terão uma sessão de prova aberta ao público no dia 14 de Novembro, no Saalbau, dando ao público a oportunidade de serem os próprios avaliadores dos vinhos distinguidos.