Cálem celebra V Aniversário da remodelação das Caves
A Cálem comemora hoje o quinto aniversário da remodelação das suas seculares caves, em Vila Nova de Gaia. A prestigiada empresa de vinhos do Porto tornou-se a referência no universo do enoturismo da região, encontrando o equilíbrio perfeito entre inovação e tradição.
Desde a sua reabilitação em 2003, mais de 600.000 visitantes passaram pelas novas caves, duplicando a afluência turística registada até então. O perfil dos visitantes tem acompanhado esta tendência, modificando-se substancialmente. De um público maioritariamente português, testemunha-se uma crescente internacionalização, com visitantes que chegam dos mais diversos cantos do mundo. Espanha, França, Itália e Reino Unido são as proveniências mais recorrentes, com os países asiáticos e os países da Europa de Leste a conquistarem cada vez mais expressão.
Os turistas das caves têm à disposição visitas guiadas em sete idiomas diferentes - português,
espanhol, francês, inglês, italiano, alemão e russo.Entre histórias e memórias, encanta-se com a génese da Cálem, viaja até ao berço do Vinho do Porto – o Alto Douro Vinhateiro (Património Mundial da Humanidade desde 2001) - descobre as particularidades que caracterizam os estilos deste precioso néctar e, no final, é brindado com uma degustação na sala de provas, onde poderá comprovar o estatuto de referência mundial conferido ao Vinho do Porto Cálem. Para os mais tecnológicos, existe ainda a possibilidade de mergulhar no universo Cálem através de uma visita virtual, no “Balseiro Multimédia”.
A agenda de eventos sociais e de negócios tem estado preenchida de acontecimentos nestes últimos anos. Além da localização numa das zonas mais bonitas e emblemáticas de Vila Nova de Gaia, com vista para a histórica Ribeira do Porto.
Como reconhecimento da excelência e qualidade, em 2006 as Caves Cálem foram distinguidas
com o prémio “Best of Wine Tourism”, na categoria Arquitectura, promovido pela Great Wine
Capitals. Em 2008, voltam a brilhar, arrecadando o galardão “Wine Tourism Services”, atribuído
pela mesma entidade.
Para além da sólida aposta no enoturismo, a Cálem reforçou afincadamente a sua presença na actividade vitivinícola nos últimos cinco anos, tornando-se numa das maiores Casas do sector, com cerca de 4 milhões de garrafas vendidas. Para estes resultados, muito contribui a consolidação da gama “Velhotes” - ícone da marca Cálem - que no primeiro semestre de 2009 triunfou, conquistando a liderança do mercado, com 20% da quota do mercado nacional.