Em comunicado, a ADETURN - Turismo Norte de Portugal - que, juntamente com um grupo de produtores dos melhores vinhos da região do Porto e Douro (Douro Boys), impulsiona a iniciativa - adianta que o concurso irá reunir em Lamego mais de quatro dezenas de especialistas ligados ao mundo vitivinícola, desde 'sommeliers' a produtores e jornalistas.
"O objectivo desta acção é o de divulgar o Porto e Norte como destino turístico, numa primeira fase associado aos vinhos, alargando a sua abrangência à vertente gastronómica", salienta a ADETURN.
Segundo refere, a organização do evento é da responsabilidade da Grand Jury Européen, entidade criada em 1996 pelo suíço François Mauss como alternativa às notas atribuídas nas grandes revistas internacionais por apenas um provador/jornalista.
O Grand Jury Européen, pelo contrário, é composto por um conjunto de peritos oriundos de vários países, entre os quais Portugal, representado por Dirk Niepoort, que tem assente no grupo de membros permanentes.
Para a ADETURN, a realização do Grand Jury Européen Session Portugal 2008 é "uma oportunidade de excelência para a divulgação e consolidação do nome da região no estrangeiro, em países que vão desde a Suécia ao Reino Unido, da Rússia aos Estados Unidos da América, de Itália à França e Alemanha".
Além das provas de vinhos do Douro e Porto, estarão também a concurso os vinhos Verdes e os vinhos de outras regiões de Portugal.
Segundo salienta o presidente da ADETURN, Jorge Osório, a realização deste evento em Portugal "é um primeiro sinal do interesse em ligar os vinhos ao turismo, no âmbito da promoção turística do Porto e Norte".
"O vinho é um produto estratégico, tal como a gastronomia, de acordo com a lista dos dez produtos que estão no Plano Estratégico Nacional do Turismo", refere, destacando a importância da promoção de eventos desta natureza.
Defendendo que o concurso "notabiliza Portugal", Jorge Osório admite que "pode ter uma abrangência mais restrita, em termos de procura", mas sustenta que, "em turismo, tem que se actuar em nichos de mercado".
Neste âmbito, o responsável recorda a parceria existente entre a ADETURN e o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), a Viniportugal e várias empresas de enoturismo e vinhos.
"É através destas sinergias institucionais e com agentes económicos regionais e locais que a promoção da região pode tornar-se um sucesso", defende.
De acordo com os dados da ADETURN, participarão no Grand Jury Européen Portugal Session 2008 três 'sommeliers' campeões do mundo, cerca de 15 jornalistas europeus "de renome" e diversos produtores e amantes do universo do vinho.
"O interesse é trazer esta gente para provar os vinhos e mostrar o Douro e Portugal. O retorno esperado é que o Gran Jury goste dos vinhos e passe a comprar e a divulgar os nossos vinhos. Mais turismo, com vinho, gastronomia, Património Mundial, hotelaria ... fazer com que mais pessoas visitem a região e o país", sustenta o membro do Gran Jury e também da Douro Boys, Dirk Niepoort.