O reforço da aliança entre os vinhos do Dão e a gastronomia tradicional Beirã são os principais objectivos deste concurso e, consequentemente a promoção e o fortalecimento da notoriedade dos vinhos da Região Demarcada do Dão.
"Ao destacar os estabelecimentos que primam pela preservação e recriação do receituário tradicional em harmonia com os vinhos do Dão, estamos a exaltar o que de mais genuíno a região tem para oferecer", refere Valdemar de Freitas, Presidente da C.V.R. Dão e acrescenta ainda, "queremos sensibilizar os empresários do turismo e da restauração para as vantagens de incluir nas suas ementas as receitas da cozinha regional em harmonia como o vinho do Dão. Desde modo, o consumidor tem oportunidade de saborear todas as potencialidades que os vinhos do Dão têm para oferecer".
O concurso abrange os concelhos da área geográfica da Região Demarcada dos Vinhos do Dão. As inscrições far-se-ão entre 29 de Outubro e 12 de Novembro, sendo limitadas a 30. Consulte o regulamento no site www.daocomsabor.com onde poderá obter todas as informações e efectuar a inscrição que também poderá ser enviada para planodeacçao@cvrdao.pt.
Os concorrentes podem apresentar até duas ementas, as quais devem ser compostas por entrada, prato principal e sobremesa, sempre associadas a uma sugestão de vinho(s) DOC Dão para cada prato, com menção à marca, ao tipo de vinho e ao ano de colheita.
A visita do júri do concurso aos restaurantes será efectuada nas últimas semanas do mês de Novembro, em data a anunciar.
O júri será constituído pelo Chefe Luís Américo, pelo especialista em vinhos Mário Louro e pela jornalista Fátima Iken.