Trata-se de uma festa que tem um cariz religioso e cultural, profundamente enraizado na comunidade de portugueses que ali vive. Assim, toda a comunidade portuguesa, na qual os madeirenses têm uma participação muito activa, e também a própria comunidade americana, festejam este evento através de diversas iniciativas, marcadas por um forte apelo às tradições culturais portuguesas.
A participação do IVBAM, segundo nota informativa do Instituto, tem como objectivo promover o Vinho Madeira, tendo-se criado para o efeito um folheto bilingue, em português e inglês, no qual se divulga a forte ligação histórico-cultural do Vinho Madeira aos Estados Unidos da América. No decorrer da Festa será exibido um “outdoor” móvel que integrará uma parada a ter lugar amanhã e onde será passada a mensagem - Vinho Madeira, o Vinho da Independência - numa alusão à Declaração da Independência dos Estados Unidos da América que foi brindada com um Vinho Madeira.
Para além deste célebre brinde preconizado por George Washington e de um grande número de acontecimentos que ligam a história do Vinho Madeira aos Estados Unidos da América, realce-se o apreço dos “Founding Fathers” daquela Nação - George Washington, Benjamin Franklin, John Adams e Thomas Jefferson, por este vinho.