Notícia

Quinta de Lemos Touriga Nacional 2008 considerado ?o grande vinho do dão?

CVR Dão | 20-07-2009 | Geral, Prémios, Regiões
 Quinta de Lemos Touriga Nacional 2008 considerado ?o grande vinho do dão?
O XLVII Concurso "Os Melhores Vinhos do Dão no Produtor" elegeu o Quinta de Lemos Touriga Nacional tinto 2008 como "O Grande Vinho do Dão".

De entre um total de 109 amostras de 33 diferentes produtores, o júri final, composto por sete elementos, avaliou os vinhos presentes a concurso durante dois dias (15 e 16 de Julho), tendo determinado a atribuição de prémios a 30% dos vinhos apresentados, entre medalhas de Ouro (16) e Prata (17).

O grande vencedor é um vinho com origem em Passos de Silgueiros, num dos mais recentes projectos vitivinícolas do Dão que se espraia por 25 hectares de vinha em que dominam as castas Touriga Nacional, Tinta Roriz, Jaen e Alfrocheiro.

Adquirida em 1997 por Celso de Lemos e Esteves, a Quinta de Lemos conheceu uma profunda replantação de vinhas até à data da primeira colheita, em 2003. Desde aí, os vinhos produzidos anualmente na Quinta de Lemos, sob trabalho enológico de Hugo Sousa, apenas podem ser adquiridos na própria adega. A partir do próximo mês de Setembro serão lançados no mercado.

Em anexo, enviamos informação detalhada sobre todos os premiados do Concurso “Os Melhores Vinhos do Dão no Produtor”, bem como listagem do júri desta iniciativa promovida pela Comissão Vitivinícola Regional do Dão.

Comentários dos utilizadores

José António Martins
Como é que um vinho tinto de 2008 (?), monocasta, e ainda por cima Touriga Nacional que como se sabe tem uma 'juventude' dificil, pode ser considerado o 'melhor vinho' de onde quer que seja ? Desde quando se coloca a concurso um vinho destes apenas passados 6a 8 meses da vindima ?

Comentar


  • Introduza as letras da imagem.
     

  • Os comentários são publicados após aprovação. O Infovini reserva-se o direito de alterar ou não publicar comentários que não contribuem para a discussão do assunto em questão, que contêm linguagem inapropriada ou ofensiva e se relacionem com algum tipo de promoção individual ou colectiva.