Concurso em Santarém vai eleger os melhores projectos científicos nas áreas da viticultura e olivicultura
Dia Nacional do Estudante do Vinho e do Azeite desafia jovens investigadores
Terça-feira é o dia dedicado aos estudantes com debates, provas conduzidas de vinhos e azeite e animação com tunas académicas.
O desafio está lançado a estudantes de todo o país. No âmbito do Dia Nacional do Estudante do Vinho e do Azeite que se assinala terça-feira, 9 de Junho, na Feira Nacional da Agricultura, em Santarém, os estudantes são convidados a apresentar projectos científicos na área da viticultura e olivicultura. Os melhores projectos serão premiados com 1500 euros cada. Jorge Justino, director da Escola Superior Agrária de Santarém (ESAS), aplaude a ideia de estimular a comunidade científica numa jornada inédita que alia a procura do conhecimento, através das componentes de debate técnico e das provas conduzidas de vinhos e de azeite, com a diversão proporcionada pela festa do vinho e pelas tunas académicas.
Numa feira onde a água será o tema principal - com um debate sobre boas práticas ambientais que contará com o ministro do Ambiente na terça-feira - o vinho e o azeite terão um papel importante evidenciado neste dia em que Santarém irá receber milhares de estudantes e técnicos de todo o país.
Ao longo da jornada vão acontecer várias conferências que vão abordar temas como “A Monda de cachos: moda ou solução” e “Um investimento no futuro-Vinho com moderação” onde se abordam as vantagens de consumir vinho de qualidade moderadamente. Na área da olivicultura será debatido “O Olival em sebe e as variedades adaptadas a este sistema”; “O Azeite no Mundo. Novos Consumidores” e “O azeite e a Saúde” onde se irão realçar as propriedades do azeite como alimento saudável que pode substituir gorduras prejudiciais à saúde.
André Vala, presidente da Associação de Estudantes da Escola Superior Agrária de Santarém, enaltece a mais valia deste espaço de debate e desafia todos os colegas a participarem. “Espero uma forte participação e que outras escolas do país se juntem a nós neste dia”, referiu o jovem que lidera a associação de uma escola com 900 alunos, a maioria distribuída por várias licenciaturas e mestrados relacionadas com as temáticas da vinha e do olival.
As inscrições para as várias iniciativas são grátis e há transporte de autocarro a partir do centro da cidade e da Escola Superior Agrária para o CNEMA ao longo do dia. A ideia de levar os estudantes para a feira resulta duma parceria entre a Escola Superior Agrária de Santarém, a Associação Municípios Produtores de Vinho, a Associação Portuguesa de Enólogos e o Centro Nacional de Exposições (CNEMA).
Mário Louro, especialista em vinhos e um dos mentores do dia do estudante na feira, reconhece o risco de organizar esta iniciativa inédita, mas está confiante no sucesso. “Já reservámos o auditório maior, com 1500 lugares, a contar com uma forte participação dos estudantes”, adianta. Um optimismo partilhado por José Arruda, secretário-geral da Associação Municípios Produtores de Vinho, que defende como fundamental a ligação do vinho às escolas e aos municípios e anunciou para breve a concretização de um protocolo de cooperação entre a associação e a Escola Superior Agrária de Santarém.
Santarém acolhe estágio e Portugal lidera rede europeia em 2010O próximo ano será de eleição para os produtores de vinho portugueses. A liderança da Rede Europeia das Cidades com Vinho, que congrega 100 cidades de nove países, será confiada a Portugal que recebe o testemunho de Itália e Santarém acolherá o próximo estágio europeu de jovens estudantes ligados ao sector vitivinícola, depois de Barcelona ter recebido a edição deste ano. Novidades confirmadas pelo secretário-geral da Associação dos Municípios Produtores de Vinho José Arruda. “É uma oportunidade excelente para os nossos vinhos se continuarem a afirmar na Europa”, adiantou.