Um dos mais prestigiados concursos de vinhos de mundo
Concurso Mundial de Bruxelas 2009 distingue Vinhos do Tejo
A região dos Vinhos do Tejo viu recentemente distinguidos vários dos seus vinhos na edição 2009 de um dos mais prestigiados concursos de vinhos do mundo o Concurso Mundial de Bruxelas. Cinco medalhas de ouro e nove de prata foram as distrinções atribuidas por um júri constituido por mais de 200 jurados oriundos dos quatro cantos do mundo que provaram 6.289 vinhos e espirituosos provenientes de 54 países que em prova cega foram submetidos a apreciação.
Fiuza Ikon 2008, Mark Stephen Schultz Touriga Nacional Syrah Reserva 2005, Vale D’Algares 2007,Vale D’Algares Merlot Touriga Nacional 2007 e Vale D’Algares Syrah Viognier 2007 foram os Vinhos do Tejo premiados com uma medalha de ouro, o que representa uma pontuação entre os 87 e 95,9 pontos.
As medalhas de prata, obtidas com uma pontuação entre 82,6 e 86,9, foram atribuidas aos vinhos Casal da Coelheira 2008, Different Red 2006, Fiuza Premium 2008, Fiuza Premium 2007, Guarda Rios 2007, Guarda Rios Tinto 2007, Mark Stephen Schultz Reserva Privada 2004, Vale de Nabais 2007 e Vinha Padre Pedro 2007.
Deste modo, o produtor Quatro Âncoras, Lda arrecadou cinco prémios nas suas marcas a concurso, três de ouro e duas de prata, sendo que o produtor de Almeirim Fiúza & Bright, Lda somou três galardões ao seu repertório, com duas medalhas de prata e uma de ouro.
Os critérios de avaliação analisados cumprem critérios rigorosos sobre as castas, vinificação, notas de prova, o serviço e uma pormenorizada tabela organoléptica, entre outros elementos.
A distinção agora obtida pelos referidos Vinhos do Tejo, com a atribuição de 14 distinções, vem confirmar a excelente qualidade dos vinhos produzidos na região do Tejo, uma região que conta com muitos produtores a apostarem na inovação e na qualidade, distinta pelas suas características que tornam os seus vinhos tão particulares. Graças à diversidade de solos e climas, marcados indelevelmente pelo rio Tejo, os vinhos apresentam uma intensidade aromática diversificada, patente na quantidade de galardões recebidos. Refira-se que a região do Tejo tem visto a qualidade dos seus vinhos comprovada com a atribuição de inúmeros prémios, destacando-se como uma das regiões mais premiadas a nível nacional.