Notícia

Museu do Vinho Bairrada é já uma referência de excelência

Onde a História se bebe

O Primeiro de Janeiro | 23-08-2006
O Museu do Vinho Bairrada foi inaugurado a 27 de Setembro de 2003 sob a tutela da Câmara Municipal de Anadia e está instalado num edifício construído de raiz para o efeito. Três anos depois atingiu 30 mil visitantes, sendo uma referência a nível nacional.
Para o presidente da Câmara Municipal de Anadia, Litério Marques, a aposta no Museu do Vinho Bairrada está ganha. “Os inúmeros artigos de opinião escritos por ensaístas, comentadores e críticos de arte, publicados nos principais media nacionais, nomeadamente nos grandes jornais semanários, revistas do sector turístico e do sector vitivinícola e enológico, referem-se ao Museu do Vinho Bairrada, como um dos melhores espaços museológicos actualmente existentes em Portugal”, salienta. “Isto deixa-nos indubitavelmente orgulhosos, mais confiantes e fortemente motivados para a contínua prossecução dos objectivos a que nos propusemos – preservar e divulgar o Vinho Bairrada nas suas mais diversas facetas”.

Pedro Dias, director do museu, corrobora as afirmações do autarca. “Este museu tem vindo a dinamizar um papel crucial de investigação, exposição e conservação, revelando uma enorme vontade de adequação a muitas das necessidades geradas pelo sector vitivinícola”, refere. E além da sua função expositiva e de conservação, o Museu do Vinho Bairrada tem também procurado “ir ao encontro dos elos de ligação entre as diversas entidades e valências sectoriais do enoturismo que potenciam a captação de públicos heterogéneos ao museu e à região”.

Vontade de crescer

A exposição permanente, designada por “Percursos do Vinho”, reflecte a vontade de crescer assumida pelo Museu do Vinho Bairrada. Este núcleo expositivo encontra-se no piso zero do museu e divide-se em seis salas temáticas com peças de valor arqueológico, etnográfico e técnico, reunidas com a colaboração de diversos vitivinicultores, entidades locais e nacionais. Os temas Vinha, Vindima, Vinificação – Caves e Adegas, Vinificação – Espumantes, Prova e Sala Roteiro “recriam ambientes e processos da vitivinicultura e enologia num entrecruzar de passado e presente”, afirma Pedro Dias. E sempre com um carácter de interactividade com o visitante através de vários documentários que vão sendo projectados ao longo de todo o percurso.

A missão do museu, salienta ainda o seu director, “tem vindo a ser reforçada por uma série de contributos, tanto da parte de entidades oficiais como de particulares, que têm vindo a legar importante espólio”. Refira-se a título de exemplo algum do espólio da produção vitivinícola de Oliveira Salazar, à guarda do Museu do Vinho Bairrada. Ali se podem ver alguns dos objectos utilizados na vindima da Quinta da Ladeira, Vimieiro, pipas com a marca do proprietário e os vários exemplares de garrafas que foram evoluindo até ao modelo final escolhido por Salazar. Entre o espólio, que não está exposto na sua totalidade, encontra-se ainda o sofá de onde o antigo chefe de Estado português supervisionava a vindima em Santa Comba Dão.

História secular

A produção de vinhos na Bairrada está documentada desde, pelo menos, o período romano, mas apenas na Idade Média surgiram testemunhos mais concretos. Disto mesmo dá conta a resenha histórica do Museu do Vinho Bairrada.

A vinha e o vinho desta região aparecem referenciados em numerosos actos contratuais, em doações, em testamentos e em fontes inconográficas tão notáveis como a iluminura. Relativamente a Anadia, por exemplo, existem registos alusivos a vinhas situadas em Arcos e em Mogofores nos séculos XII e XIII, mas a referência ao vinho pode ser encontrada em documentos anteriores à nacionalidade.
Os historiadores destacam ainda o papel desempenhado por algumas instituições religiosas no povoamento e na exploração agrícola da Bairrada, nomeadamente a Sé de Coimbra e os Mosteiros de Santa Cruz de Coimbra, do Lorvão e da Vacariça.

Apesar de os vinhos brancos assumirem há mais de um século um importante papel, especialmente na produção de espumantes naturais, foi com a produção de vinho tinto que a Bairrada passou a ser reconhecida como região vinícola.

Denominações protegidas

É confirmada como denominação de origem controlada (DOC) a denominação “Bairrada” para a produção de vinhos a integrar na categoria do vinho de qualidade produzido em região determinada (VQPRD), de que podem usufruir os vinhos brancos, rosados e tintos, de vinhos espumantes de qualidade produzidos em região determinada (VEQPRD) e de aguardentes e bagaceiras produzidos na respectiva área delimitada. Para os vinhos tintos DOC Bairrada pode ser utilizada em associação com a de denominação “Bairrada” a menção “Clássico”.

Museus do Vinho

Portugal tem uma herança patrimonial muito rica ligada à vinha e ao vinho e que remonta a uma época muito anterior à fundação da nacionalidade, tornando-se necessário a sua preservação. Um dos objectivos do Instituto da Vinha e do Vinho, visa a recuperação, preservação e disponibilização ao público do enorme espólio que possui, herdado da Junta Nacional do Vinho. São já 16 os museus portugueses dedicados ao vinho. O Museu Nacional do Vinho em Alcobaça, instalado na antiga Adega que, em 1875, José Eduardo Raposo de Magalhães mandou edificar para aí implementar e desenvolver a vinicultura da região. O Museu Sandeman do Vinho do Porto, Museu particular ligado história e produção de Vinho do Porto da casa Sandeman & Cª., SA em Vila Nova de Gaia. O Museu do Douro em Peso da Régua. O Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo, instalado no Complexo Desportivo e Cultural da Quinta das Pratas. O Museu do Vairão que funciona na 6ª. Zona Agrária da Direcção Regional de Agricultura de Entre-Douro e Minho. O Museu da Companhia Agrícola do Sanguinhal, Bombarral, instalado numa antiga adega e que pretende retratar a história da empresa. A Sala Museu do Vinho da Adega Cooperativa da Covilhã. No Alentejo existem o Museu da Vinha e do Vinho de Reguengos de Monsaraz e o Museu Regional do Vinho de Redondo. Nas ilhas o Museu do Vinho da Madeira, Funchal, Museu do Vinho de Ribeira Chã, Lagoa, SãoMiguel, Museu do Vinho dos Biscoitos, particular, criado em 1990 na sequência do centenário da Casa Agrícola Brum,Lda., produtora dof amoso vinho Verdelho dos Biscoitos e o Museu da Graciosa. Existem também o Museu do Vinho de Macau, o Museu do Vinho do Porto com transcrição dos textos expostos em braille, e o Museu do Vinho Bairrada, Anadia.

Comentários dos utilizadores

Mário Valente Ferreira Gomes
Gostaria de saber se possivel o preço do vinho tinto Marquês da Graciosa de 1996.
Com os meus respeitosos cumprimentos,
Mário Gomes

Comentar


  • Introduza as letras da imagem.
     

  • Os comentários são publicados após aprovação. O Infovini reserva-se o direito de alterar ou não publicar comentários que não contribuem para a discussão do assunto em questão, que contêm linguagem inapropriada ou ofensiva e se relacionem com algum tipo de promoção individual ou colectiva.

Notícias Relacionadas