WWF alerta: certificação FSC é solução para a defesa do mercado da cortiça
Agroportal | 12-04-2006
A organização WWF considera que a certificação florestal FSC é a solução para o sector da cortiça português se defender da ameaça dos vedantes alternativos. O selo do FSC - Forest Stewardship Council - é um reconhecimento, a nível mundial, que distingue a responsabilidade ambiental e social na gestão florestal. O WWF, Fundo Mundial para a Natureza, apela ao sector da cortiça português, industriais, produtores e gestores florestais, para adoptarem a certificação FSC.
Em Portugal foram recentemente divulgados publicamente importantes investimentos na adopção de vedantes alternativos às rolhas de cortiça, o que mostra que o sector vinícola português pode estar a acompanhar as tendências mundiais do mercado - 32% do número global de garrafas utiliza vedantes alternativos à rolha de cortiça. O WWF considera esta situação preocupante para o futuro da conservação dos montados e florestas de sobreiro do Mediterrâneo.
Para o WWF a certificação florestal FSC permite aos proprietários e gestores melhorar a gestão florestal e aceder a um mercado cada vez mais exigente. A certificação florestal FSC é a única solução para o sector da cortiça comunicar ao mercado, de forma eficaz, que os seus produtos provêm de florestas geridas de uma forma responsável. Ao mesmo tempo permite criar novas oportunidades de mercado junto de públicos que procuram produtos amigos do ambiente.
"O WWF apoia a certificação FSC. Esta é a única solução para o sector da cortiça se defender das ameaças dos vedantes alternativos. O sector deve reagir e ser proactivo na adopção da certificação FSC, reforçando a sustentabilidade da economia da cortiça", afirma Luís Silva do WWF.
O WWF lançou em Julho de 2004 o Programa Sobreiro que contribui para a protecção, restauro e gestão das florestas e montados de Sobreiro no Mediterrâneo, combatendo as tendências de degradação destes ecossistemas. Um dos aspectos fundamentais deste programa é promover uma gestão sustentável das florestas de sobreiro, através de práticas baseadas no sistema FSC.
O WWF apela aos produtores, proprietários e gestores para adoptarem o sistema de certificação FSC. Desta forma estarão a promover a cortiça como um produto natural, ambientalmente sustentável e a garantir a criação de novas oportunidades de mercado.