Vinhos: Adega de Borba eleita a melhor de 2005
AgroPortal | 02-03-2006
A Adega Cooperativa de Borba (Évora) considerou hoje uma "responsabilidade acrescida" o facto de ter sido distinguida pela Revista de Vinhos como a melhor do sector vitivinícola nacional em 2005.
Além do prémio "Cooperativa do Ano", a adega, com um volume de negócios de 16 milhões de euros em 2005, obteve ainda alguns prémios especiais, sobretudo na área de "Os Melhores (vinhos) de cada Região".
De acordo com os responsáveis da adega alentejana, a distinção, que a empresa obteve pela segunda vez em três anos, constitui "uma responsabilidade acrescida no sentido de cada vez mais estar ao serviço dos clientes".
Em nove anos de atribuição de prémios ao desempenho anual do sector, a Revista de Vinhos repete pela primeira vez a atribuição da distinção "Cooperativa do Ano", visto que a Adega Cooperativa de Borba já tinha sido premiada há dois anos.
A revista escreve que a adega alentejana é "um exemplo um tanto contra-corrente: enquanto a grande maioria das suas congéneres nacionais lutam pela sobrevivência, a Adega Cooperativa de Borba opta por aumentar a produção dos seus vinhos chave".
A Adega Cooperativa de Borba que lançou, no final do ano passado, os seus vinhos na China, na cidade de Taizhou, próximo de Xangai, exporta cerca de 15 por cento da sua produção, principalmente para a maioria dos países da União Europeia, Estados Unidos, Brasil, Japão e Canadá.
A empresa produziu em 2005 cerca de 10 milhões de litros de vinho.
A Adega Cooperativa de Borba reúne 320 viticultores que cultivam uma área de vinha de 2.200 hectares (65 por cento uvas tintas e 35 por cento uvas brancas), nos concelhos de Borba, Estremoz e Vila Viçosa.
Fundada em 1955, foi a primeira de um conjunto de adegas cooperativas constituídas no Alentejo.