Três Porto Vintage 2003 entre os melhores de 2005
O Primeiro de Janeiro | 12-05-2006
A prestigiada revista americana «The Wine Enthusiast» divulgou, recentemente, a lista dos 100 melhores vinhos lançados em 2005, entre os quais se encontram três Porto Vintage 2003. Dos mais de 8 mil vinhos provados ao longo do ano é dada a conhecer a selecção dos editores.
O Vintage 2003 da Fonseca ocupa o terceiro lugar desta lista, com a classificação de 97 pontos. Ainda presentes na lista estão o Quinta do Portal 2003 Porto Vintage que ocupa o vigésimo sétimo lugar com 95 pontos e o Niepoort 2003 Porto Vintage em quinquagésimo oitavo também com 95 pontos.
Os vinhos escolhidos não são necessariamente aqueles com a pontuação mais elevada, raramente alcançada, contudo a classificação numérica de qualidade teve um papel importante, assim como também foram tidos em consideração o preço, a disponibilidade, o mediatismo e uma indescritível sensação de entusiasmo e descoberta.
O ano de 2003 foi declarado ano Vintage pela Confraria dado que a maioria das casas de Vinho do Porto viram os seus Vintages aprovados pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto. A colheita de 2003 foi o resultado de um ano perfeito no vale do Douro devido à combinação de condições excepcionais de crescimento e maturação das uvas.
Segundo a revista 2003 foi um grande ano. O Vintage 2003 “tem tanto charme como estrutura”, afirma a publicação. A qualidade é elevada, sendo evidentes os aromas frutados dos vários vinhos, assim como os taninos. Estes Vintage irão envelhecer por muitos anos, talvez por tanto tempo como o lendário Vintage 1963. Destaque-se que estes vinhos foram provados directamente dos locais onde são disponibilizados directamente ao consumidor e não através do produtor.