Clube de Vinhos do Continente promove vinhos raros em antestreia
Agroportal | 31-05-2006
O Clube de Vinhos do Continente realiza hoje, no Museu de Arte Contemporânea de Serralves, uma prova de vinhos especiais e raros que ainda não estão disponíveis no mercado.
Este evento reunirá alguns dos enólogos e produtores mais importantes do País - Cristiano Van Zeller, Dirk Niepoort, João Portugal Ramos, José Bento dos Santos, Luís Pato, Paulo Laureano e Virgílio Loureiro. Além da exclusividade dos vinhos em prova, esta "antestreia" é uma acção pioneira em Portugal, destinada aos associados do Clube, na qual vai ser possível degustar e encomendar vinhos que frequentemente esgotam assim que é iniciada a sua comercialização.
Este formato de evento é uma prática comum em França, um país com uma forte tradição enológica, onde a prova e a venda de "vins en primeur" está generalizada entre os verdadeiros apreciadores. O Clube de Vinhos do Continente premeia, deste modo, a fidelidade dos seus associados, facultando-lhes o acesso privilegiado aos vinhos em prova. Estes vinhos, que ainda não foram classificados pelos líderes de opinião, não estão sujeitos a qualquer tipo de pressão mediática e serão, por isso, julgados apenas pelos seus méritos intrínsecos.
Os vinhos em prova
Vale D. Maria, Tinto, Douro, 2004 e Tinto CV do Douro, 2004, dados a provar por Cristiano van Zeller, um dos membros que integra o grupo de enólogos denominado Douro Boys. Ambos os vinhos deverão estar disponíveis entre Setembro e Outubro.
Batuta, Tinto, Douro, 2004 e Redoma Branco Reserva, Douro, 2005, apresentados pelo seu autor - o enólogo Dirk Niepoort. Ambos os vinhos estarão disponíveis no mercado só a partir de Novembro.
Marquês de Borba Reserva, Tinto, Alentejo, 2003, da lavra de João Portugal Ramos e apresentado pelo enólogo Mário Andrade. Disponível a partir de Setembro/Outubro
Quinta do Monte d'Oiro, Tinto, Estremadura, 2003, descrito, em detalhe, pelo produtor José Bento do Santos. Estará disponível no mercado a partir de Outubro.
Mouchão Tonel 3-4, Tinto, Alentejano, 2003 e Dolium, Branco, Alentejo, 2005 explicados pelo enólogo Paulo Laureano. O tinto entrará no mercado apenas em Setembro de 2007 e o branco a partir de Setembro deste ano.
Quinta do Ribeirinho, Tinto, Pé Franco, Beiras, 2005 e Vinha Barrosa, Tinto, Beiras, 2005 de Luís Pato, apresentados pela filha, a enóloga Filipa Pato. Disponíveis em Fevereiro de 2007.
Lopo Freitas, Tinto, Bairrada, 2004, a cargo do enólogo Virgílio Loureiro. Será comercializado a partir de Outubro.
O Clube de Vinhos do Continente organiza frequentemente eventos especiais para os seus associados, à semelhança deste que se realiza hoje no Museu de Arte Contemporânea de Serralves, nos quais os membros têm a possibilidade de aprender mais sobre o vinho. Este evento em Serralves é mais um exemplo disso, um encontro promovido a pensar nos amantes do vinho que se associaram a um clube de prestígio.