Numa cerimónia que decorreu no Porto e pretendeu premiar a qualidade e a variedade dos vinhos regionais da colheita de 2005, foram atribuídos os prémios "Verde Ouro" às marcas Touquinheiras, Ferreirinha, Praça de S. Tiago, O Nogueiral, Casa de Oleiros, Entre Margens, Atempado, Quinta de Gomariz, Quinta de Carapeços e Quinta da Lixa.
Foram igualmente premiados com a distinção de "ouro" os vinhos D. Raquel, Quinta do Outeiro de Baixo, Quinta do Ferro, Terras de Paiva, Arca Nova e Barão do Vale do Tâmega. "O evento pretende divulgar e afirmar a qualidade, enquanto premeia a ampla variedade de produtos vínicos da região, que inclui não só os clássicos vinhos verdes, como os verdes monovarietais, vinhos verdes espumantes e aguardentes", refere a CVRVV em comunicado.
Segundo a CVRVV, os vinhos de 2005 apresentaram uma "elevada qualidade", podendo ser considerada "uma das melhores".
As 179 marcas concorreram nas categorias vinho verde branco, vinho verde tinto, vinho verde de casta, vinho verde espumante, aguardente de vinho verde, aguardente bagaceira de vinho verde, Vinho Regional Minho e prova de pequenos volumes.
Organizado há mais de 25 anos, o concurso foi desde então alargando o seu âmbito, contando actualmente com uma prova de pequenos volumes do vinho verde, onde se incluem as pequenas produções, o Vinho Regional Minho e as afamadas aguardentes da região dos vinhos verdes.