Notícia

Festival Nacional do Vinho é atracção especial

Iniciativa pioneira na Feira da Agricultura ANTETITULO

O Mirante | 07-06-2006
A Feira Nacional de Agricultura deste ano tem uma atracção adicional. Pela primeira vez é incluído no certame o Festival do Nacional do Vinho, que habitualmente se realizava no Cartaxo. Será “a maior mostra da produção vinícola nacional”, com particular atenção aos vinhos da região, diz a organização.

Além dos dias dedicados às Denominações de Origem presentes, a organização destaca o “Dia Nacional do Enólogo, a 15 de Junho com um colóquio sobre madeiras do vinho”, terminando com “uma visita ao Museu Casa dos Patudos em Alpiarça”. Ainda para dia 15 está prevista uma exposição e leilão de vinhos no recinto da feira.

Haverá também provas conduzidas de vinhos diariamente e a 18 de Junho uma acção específica para vinagres. As sessões serão orientadas por enólogos e as inscrições poderão ser feitas no balcão de informações da feira.

O Festival Nacional do Vinho pretende ensinar as pessoas a beber vinho. Nesse sentido a grande aposta do certame que transita do Cartaxo é a formação de profissionais da restauração e de consumidores. 

“Não queremos uma feira em que as pessoas chegam, encostam a barriga ao balcão e bebem vinho”, disse o responsável pela montagem do festival, Mário Louro. Acrescentando que o objectivo é dar informação às pessoas sobre como se deve segurar o copo, a temperatura a que o vinho deve ser servido, entre outras.

A organização do festival comprou cinco mil copos para provas e vai promover um leilão de vinhos, no dia 15 a partir das 21h00, com 400 lotes de vinhos. Estão já inscritos 30 produtores do Ribatejo e vão estar presentes regiões com denominação de origem do Dão, Douro, Estremadura, Península de Setúbal, Vinhos Verdes. A Comissão Vitivinícola do Alentejo não vai estar na feira, mas quatro produtores desta região já se inscreveram.

O certame vai incluir também o jogo “Discovery Wine” (dia 17 a partir das 11h00) em que os visitantes são desafiados a descobrir marcas, aromas de vinhos… No último dia do festival há também uma prova conduzida de vinagres. Todos os dias há provas de vinhos de uma região.

Mário Louro disse ainda na apresentação do festival que o objectivo é aumentar a sua dimensão, transformando-o num certame internacional.

Comentar


  • Introduza as letras da imagem.
     

  • Os comentários são publicados após aprovação. O Infovini reserva-se o direito de alterar ou não publicar comentários que não contribuem para a discussão do assunto em questão, que contêm linguagem inapropriada ou ofensiva e se relacionem com algum tipo de promoção individual ou colectiva.

Notícias Relacionadas